Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Ford exibe picape Maverick no Brasil e confirma estreia para o início de 2022

Utilitário chega no primeiro trimestre com motor turbo e tração integral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um espaço de eventos na Chácara Santo Antônio (zona Sul de São Paulo) foi o local escolhido pela Ford para apresentar a nova Maverick. Não houve teste e nem foi possível ligar o motor, mas o primeiro contato serviu para conhecer a picape que já tem mais de 100 mil pedidos nos Estados Unidos.

Ford apresenta picape Maverick no Brasil
Ford apresenta picape Maverick no Brasil - Eduardo Sodré/Folhapress

O utilitário produzido no México chegará às lojas brasileiras no primeiro trimestre de 2022, sempre equipado com motor 2.0 turbo a gasolina (253 cv), tração integral (predominantemente dianteira) e câmbio automático de oito marchas.

O porte da Maverick remete aos anos 1990, época em que picapes de porte médio ainda não tinham se tornado os utilitários gigantescos de hoje. O visual sugere dimensões semelhantes às da antiga Ranger, o que não é demérito.

Mas ao ver os dados técnicos disponíveis nos EUA, vem a surpresa: com pouco mais de cinco metros de comprimento, a nova picape da Ford é maior que a Fiat Toro (4,95 m), embora tenha largura e altura semelhantes. E caso fosse "esticada" em mais uns 30 centímetros, seria tão comprida quanto a Ranger atual (5,35 m).

A marca americana optou por trazer uma única versão da Maverick para o Brasil neste momento. A opção Lariat FX4 tem forrações em marrom e azul escuro, com material que imita couro.

O espaço interno é bom, com destaque para o assento traseiro. Dois adultos de 1,80m conseguem se acomodar bem ali –considerando que os ocupantes dos bancos dianteiros tenham essa mesma altura.

Há porta-objetos por diversas partes da cabine, bem ao estilo americano. A caçamba traz ganchos e pontos de encaixe para acessórios: há caixas plásticas que podem ser afixadas nas laterais.

Outro equipamento será a cobertura retrátil desenvolvida sob medida para a Maverick. Com acionamento elétrico, é semelhante à oferecida na Ranger Black (R$ 210,3 mil).

Por trazer o mesmo conjunto mecânico do SUV Bronco (R$ 272.650), espera-se um desempenho mais esportivo da nova picape. O jipe de luxo da Ford partiu do zero e chegou aos 100 km/h em 7,5 segundos.

Os mostradores são digitais e há sistema multimídia com tela sensível ao toque. Por meio do aplicativo Ford Pass, o motorista acessa informações do carro no smartphone.

Ao observar o porte, o pacote de equipamentos e a motorização, é possível concluir que a nova picape de origem americana será posicionada acima da Fiat Toro Ranch (R$ 207,6 mil), que também tem tração integral, mas é equipada com motor 2.0 turbodiesel (190 cv).

Mas a estratégia da Ford deve ser revista assim que o fornecimento de componentes for normalizado, o que deve ocorrer entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023. Quando isso acontecer e a demanda no mercado dos EUA for atendida, o Brasil poderá receber versões mais em conta da Maverick.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.