Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Paulo Francis cantou a pedra sobre Daniel Ortega

Implicância de jornalista era premonição sobre presidente da Nicarágua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Francis foi um jornalista brilhante e implicante. O caso de Daniel Ortega, que chegou ao poder na Nicarágua no século passado e está agora no quarto mandato, mostra que havia sabedoria na sua implicância.

Nos anos 1990 ele pegava no pé do guerrilheiro sandinista porque, numa passagem por Nova York, ele comprou óculos de grife.

Parecia ranhetice. Era premonição.

O guerrilheiro passou a usar lentes de contato, mas tem a mulher na Vice-Presidência e suas famílias estão bem postas na vida.

Lado a lado, batendo palmas a frente de vários jovens que fazem o mesmo, uma mulher branca, de cabelos negros e blusa rosa. Ao lado dela, um homem branco, de bigode, usando boné azul escuro e blusa azul
O presidente da Nicarágua Daniel Ortega ao lado da esposa e vice-presidente Rosario Murillo - Cesar Perez AFP

A Covid de Trump

Mark Meadows, chefe de gabinete de Donald Trump revelou que o presidente-machão que desafiava o coronavírus foi ao debate com Joe Biden em outubro do ano passado tendo teste positivo para a Covid. Dias depois, levaram-no para o hospital com a taxa de oxigenação do sangue em 86%, indicando perigo para um homem de sua idade.

Melhorou a marca do tempo que se passa para que se conheça o estado de saúde de um presidente americano. A patranha segundo a qual estava tudo bem levou pouco mais de um ano para prevalecer.
Em 1963, depois de levar um tiro na cabeça, o presidente John Kennedy chegou morto ao hospital, mas esse detalhe levou tempo para ser aceito.

Em 1981 o presidente Ronald Reagan tomou um tiro no peito e sua turma espalhou que ele entrou no hospital fazendo piadas. Era mentira. Com um pulmão perfurado, tiraram-no do bico do urubu.

LEIA MAIS TRECHOS DA COLUNA DE ELIO GASPARI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.