Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Uma verdade inconveniente

A descrição de Bolsonaro para definir os protestos descrevem o seu próprio governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

“A maioria ali é militante, não tem nada na cabeça. Não sabe nada.” Essas palavras foram usadas pelo presidente Jair Bolsonaro para qualificar quem participou dos protestos da última quarta-feira. Mas, por uma dessas ironias cósmicas, elas caem como uma luva para descrever seu próprio governo. Como sou educadinho, preferi omitir os termos pouco edificantes que o presidente empregou logo em seguida à declaração destacada.

Com efeito, é difícil não classificar como exercício de militância ideológica a fala do chanceler que disse que o nazismo foi um movimento de esquerda ou a ameaça do ministro da Educação de cortar verbas de universidades que promovessem “balbúrdia, bagunça e evento ridículo”. O próprio Bolsonaro precisa ser incluído nesse grupo, quando determina que as Forças Armadas celebrem o golpe de 64.

Cumpre observar que nem a ala racional do governo —o Ministério da Economia— está isenta de ativismos. Afinal, nem todos os postulados da variante de liberalismo defendida por Paulo Guedes estão amparados em demonstrações científicas.

A verdade, inconveniente, é que humanos nos apaixonamos facilmente por nossas próprias ideias, que passamos então a defender como militantes. Uma passagem de Robert Wright em “O Animal Moral” que não canso de citar resume bem nossa condição: “O cérebro é como um bom advogado: dado um conjunto de interesses a defender, ele se põe a convencer o mundo de sua correção lógica e moral, independentemente de ter qualquer uma das duas. Como um advogado, o cérebro humano quer vitória, não verdade”.

Como encontrar a verdade é útil num bom número de situações, deveríamos nos esforçar para refrear nossos ímpetos ideológicos mais extremados e convir não apenas acerca de fatos como também em torno de alguns consensos políticos (democracia) e sociais (redução de conflitos, eliminação da pobreza). É difícil, mas não impossível.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.