Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Legado de violências, crimes e mortes

Resultados da política de descontrole armado do governo são cada vez mais preocupantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim do terceiro ano do governo Jair Bolsonaro se aproxima e os resultados da política de descontrole armado do governo federal são cada vez mais preocupantes para a segurança e a democracia do país. O número de armas nas mãos de civis disparou, enquanto o controle estatal sobre esses arsenais é cada vez menor. O desejo do presidente de que "o povo se arme" se concretiza, aumentando os riscos de mobilização da violência também para fins políticos.

O descontrole de armas de fogo e munições ocorre por uma decisão deliberada do governo federal em enfraquecer a lei e as normativas, extrapolando sua competência, causando caos normativo e cometendo fraudes processuais. A omissão do Congresso Nacional e a demora do Supremo Tribunal Federal (STF) em julgar ações que questionam decretos do poder executivo aumentam os riscos para toda a população, a cada dia. Além disso, permitem a consolidação da destruição de políticas públicas e instituições por um governo que cultua a morte.

Pessoas participam de manifestação pró-armas em Brasília - Adriano Machado - 9.jul.2021/Reuters

Atualmente, 15 ações tramitam no Supremo questionando a constitucionalidade das mudanças realizadas pelo governo federal na política de controle de armas e munições. O julgamento de 12 ações está suspenso por um pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques desde o dia 17 de setembro, mesmo após o prazo regimental para que os processos voltassem ao plenário. No Congresso, dezenas de projetos de decreto legislativo contra essas mudanças também esperam uma decisão dos presidentes da Câmara e do Senado para serem votados.

Enquanto o Congresso e o STF não agem, caçadores, atiradores e colecionadores –os chamados CACs– desde 2019 acessam quantidades injustificáveis de armas de calibres antes restritos. Caçadores hoje podem comprar 30 armas de fogo e 90 mil munições, ante 12 armas e 6.000 munições até as alterações promovidas pelo atual governo. Já cada atirador desportivo, por exemplo, até 2018 podia comprar no máximo 16 armas e 60 mil munições por ano –quando no topo do desempenho esportivo. No ano seguinte, o limite foi elevado para 60 armas, sendo 30 delas de uso restrito, e 180 mil munições, sem os mesmos requisitos de proficiência.

Levantamento conjunto dos institutos Igarapé e Sou da Paz, a partir de dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação, mostra que, só nos últimos 6 meses, 100 mil novos certificados de registro de atiradores desportivos foram concedidos. O número de pessoas com a licença para o tiro desportivo mais que triplicou desde 2018 até chegar a quase meio milhão de pessoas: o total de registro de atiradores no país passou de 133.085, em dezembro de 2018, para 459.190 em outubro de 2021, um aumento de 237,5%.

Para agravar o problema, o controle dos arsenais no Brasil está cada vez mais enfraquecido. Responsável pela fiscalização dos chamados produtos controlados no país, em 2020, o Exército vistoriou apenas 2,3% do total de arsenais privados no país, que incluem CACs, lojas e entidades de tiro. Importante destacar que os riscos de desvios desses arsenais para a ilegalidade não são poucos: dados obtidos pela Agência Pública mostram que os CACs registram, em média, a perda de três armas por dia.

O Brasil continua sendo um dos países com maior incidência de crimes violentos, incluindo roubos e assassinatos por arma de fogo, no mundo. As mortes são concentradas e fazem de jovens negras e negros as populações mais vulneráveis nos centros urbanos. Líderes indígenas e defensores ambientais também sofrem ameaças e violências crescentes, e se somam aos alvos prioritários em um país onde a força bruta e o desrespeito às leis têm predominado.

Os impactos destes trágicos três anos serão sentidos por muito tempo. O legado de violências, crimes e mortes piora a cada novo dia. O Congresso e o STF precisam agir —e rápido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.