Ivan Finotti

Correspondente em Madri, foi editor de Ilustrada e Folhateen e das revistas sãopaulo e Serafina. Escreve sobre cultura há três décadas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ivan Finotti
Descrição de chapéu jornalismo

Neil Young e Franz Kafka

O músico de volta ao Spotify e o escritor 'cancelado' são, respectivamente, a melhor e a pior noticia de 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para mim, a melhor notícia do ano foi dada nesta quinta-feira (14), pela Folha. "Neil Young vai voltar ao Spotify após deixar serviço por causa de podcaster", escreveu a Ilustrada, me trazendo um alívio ao qual se seguiu o cancelamento do serviço de música extra que assinei apenas para ouvir Neil Young.

Young havia removido suas canções em janeiro de 2022 devido ao streaming não banir o podcast de Joe Rogan, que entrevistava médicos negacionistas na pandemia. Rogan era exclusivo da plataforma; agora não é mais.

O músico Neil Young durente o Farm Aid Music Festival, em Indiana - Suzanne Cordeiro - 24.set.23/AFP

"Minha decisão vem quando os serviços de música Apple e Amazon começaram a servir o mesmo podcast de desinformação. Não posso simplesmente deixá-los, porque minha música estaria muito pouco disponível, então retornei ao Spotify", lamentou o músico.

Eu também Neil, e lamento que na disputa do "ou eu ou ele", você tenha falhado miseravelmente. Essa é a má notícia que vem agregada à melhor do ano.

Agora, para mim, a pior notícia de 2024 é outra. Ela chegou em 2 de fevereiro, repetida inúmeras vezes por canais e sites de notícia. "Franz Kafka é o mais novo ‘cancelado’ da internet; entenda", escreveu um jornal. Li e entendi: é que ele frequentava prostitutas.

"Kafka é cancelado nas redes com vida sexual polêmica", disse este. Há muitos outros, como o espirituoso "Kafka acorda metamorfoseado em cancelado na internet".

Um concorrente foi se posicionando: "Franz Kafka cancelado? O azar é de quem cancela". Óbvio que é, bati palmas, mas confesso que fiquei angustiado. Só que não era para tanto.

Esses títulos, fui entender melhor, não correspondem à realidade. É enorme a diferença entre: a) uma mocinha —que se diz uma "fêmea supremacista" e "antipornô"— querer cancelar um dos três maiores escritores do século 20; e b) o efetivo cancelamento de nosso herói.

Mas, em tempos de caça-clique, a imprensa não parece se importar tanto com a verdade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.