Jaime Spitzcovsky

Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e Pequim.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jaime Spitzcovsky
Descrição de chapéu Governo Biden

Encontros sigilosos refletem pressões de Biden por mudanças no Oriente Médio

Reuniões entre sauditas e iranianos mostram como funciona diplomacia secreta na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O teatro da diplomacia no Oriente Médio testemunhou recentemente a revelação de duas iniciativas secretas. Sauditas e iranianos, arqui-inimigos regionais, reuniram-se em abril no Iraque, e, na semana passada, líderes dos aliados Israel e Jordânia dialogaram no palácio presidencial do país árabe.

Vazamentos da “diplomacia secreta” pela mídia internacional permitem identificar a busca de acomodação à era Joe Biden em dois capítulos do cenário médio-oriental.

O presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso na Casa Branca, em Washington
O presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso na Casa Branca, em Washington - Evelyn Hockstein - 8.jul.21/Reuters

Enquanto Donald Trump priorizava a “pressão máxima” sobre o Irã e minimizava a importância do diálogo com jordanianos e palestinos, o atual governo americano aposta em uma agenda destinada a ampliar negociações e a baixar a sempre alta tensão política regional.

Trump investiu na aproximação entre Israel e monarquias árabes conservadoras do golfo Pérsico, lideradas pela Arábia Saudita, como ferramenta para enfrentar a teocracia iraniana. Biden manterá a opção, mas com importantes flexibilizações: tentativa de retomada do pacto nuclear com Irã, recuperação de diálogo com lideranças palestinas moderadas e pressão por mudanças em estratégias sauditas.

E os encontros sigilosos dos últimos meses refletem tais mudanças. Bagdá, capital do Iraque, recebeu emissários de Riad e Teerã, cujas relações diplomáticas foram rompidas em 2016. Os dois países protagonizam disputa histórica por liderança no Oriente Médio, pois a Arábia Saudita capitaneia o mundo árabe e sunita, enquanto o Irã simboliza o nacionalismo persa e a vertente xiita do islamismo.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Sauditas e iranianos mergulham em batalhas por esferas de influência, apoiando lados antagônicos nos conflitos políticos ou militares em palcos como Iraque, Síria e Líbano. A rivalidade contamina também o cenário palestino, com apoio de Teerã ao fundamentalismo do Hamas, e monarquias do golfo Pérsico apostando em lideranças dispostas a dialogar com Israel.

O antagonismo saudita-iraniano se reflete na tragédia da guerra do Iêmen, conflito responsável pela morte de mais de 233 mil pessoas e por ondas de fome e destruição. Enquanto Teerã despeja apoio aos rebeldes houthis, Riad encabeça a aliança militar em auxílio ao governo iemenita.

A Casa Branca pressiona pelo fim da catástrofe no Iêmen. E a Arábia Saudita, em busca de acomodação com o aliado norte-americano, sentou-se à mesa com o rival Irã, que procura, via diplomacia, recursos financeiros para enfrentar sua dramática crise econômica. O próximo episódio do diálogo saudita-iraniano deve ocorrer em Omã, ainda sem data definida. E longe do sigilo diplomático da fase anterior.

Mas uma cortina de fumaça envolveu a conversa entre o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e o rei jordaniano, Abdullah. O diálogo coloca a Jordânia, praticamente ignorada por Trump, de novo no epicentro da diplomacia do Oriente Médio.

Biden e Bennett concordam sobre a importância do país árabe para a estabilidade regional, devido a sua posição geográfica, perfil demográfico e liderança religiosa. A monarquia abriga relevante população de origem palestina, guarda laços fundamentais com locais sagrados para o islamismo em Jerusalém e compartilha fronteiras com cenários de conflitos, como Síria e Iraque.

Abdullah viaja aos EUA no dia 19, para se reunir com Biden, poucos meses após enfrentar crise doméstica descrita como tentativa de derrubá-lo do poder. A Casa Branca oferece luminoso apoio ao monarca, primeiro líder árabe a ser recebido com pompa e circunstância em Washington.

E longe das sombras da diplomacia secreta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.