Jaime Spitzcovsky

Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e Pequim.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jaime Spitzcovsky
Descrição de chapéu China Ásia Brics

Xi Jinping evidencia 'missão histórica' de seu mandato à frente da China

Líder se equipara a Mao e Deng para ser timoneiro inconteste da fase mais desafiadora do Partido Comunista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xi Jinping, no recente encontro de cúpula partidária, equiparou-se, do ponto de vista da importância simbólica, aos líderes comunistas Mao Tse-tung e Deng Xiaoping, para arvorar-se em timoneiro da terceira fase do projeto contemporâneo do PC: levar a China novamente à condição de potência global, como verificou-se em boa parte de sua milenar história.

O gigantesco partido, com cerca de 95 milhões de filiados, dividiu a narrativa da trajetória iniciada em 1949, ano da chegada ao poder, em três capítulos. E, a partir da segunda etapa, repaginou a tarefa histórica.

No período inicial, da ortodoxia maoista, o projeto correspondia à "construção do paraíso proletário". O fracasso do modelo, com aumento da pobreza e isolamento internacional, pavimentou o caminho para mudanças deslanchadas em 1978 por Deng Xiaoping. Veio então a segunda fase.

Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista da China, pronuncia na sessão plenária do XIX Comitê Central do PC, em Pequim
Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista da China, pronuncia na sessão plenária do XIX Comitê Central do PC, em Pequim - Ju Peng - 11.nov.21/ Xinhua

Pós-Mao, Deng inaugurou o "socialismo com características chinesas", ginástica retórica para descrever a manutenção do monopólio do poder nas mãos do PC, enquanto mecanismos de economia de mercado criassem uma sociedade cada vez mais próspera —evidenciada no surgimento de robusta classe média, mas também com crescentes desigualdades de renda.

Entre 1978 e 2021, a China passou de um modelo baseado em exportações barateadas por mão de obra abundante para uma economia apoiada cada vez mais na expansão do mercado doméstico e no investimento em tecnologia e inovação.

Havia a necessidade de encaixar a era maoista na trilha das transformações. A narrativa do PC atribui a Mao a tarefa de interromper "200 anos de humilhações e vergonha" —definição de historiografias oficiais—, impostos pela decadência do império chinês, por atrocidades perpetradas por invasores europeus e japoneses e pela guerra civil a opor nacionalistas e comunistas.

Se a Mao coube restaurar um poder forte e centralizado em Pequim, a Deng, segue a narrativa oficial, a história reservou o papel de abrir as comportas para as "forças produtivas da sociedade", com a chegada, em poucas décadas, de prosperidade inaudita.

No mapa de voo do PC, após o poder centralizado arquitetado por Mao e a prosperidade da era Deng, começa a etapa de consolidação da China como potência global, cujo início se dá em 2012, com a chegada de Xi ao poder. O novo timoneiro sinaliza estar no patamar dos líderes comunistas históricos e não no de seus antecessores imediatos, Jiang Zemin e Hu Jintao, governantes do país entre 1989 e 2012 e autores também de marcas na cena política chinesa.

Jiang Zemin, por exemplo, patrocinou a aceitação formal de empresários como integrantes do PC, descritos desde então como "parte das forças produtivas da sociedade". Deixaram de ser rotulados como "exploradores do proletariado". Hu Jintao cunhou jargões como "sociedade harmônica", para criticar a escalada da desigualdade social, e "ascensão pacífica", desenhada para descrever o papel da China no cenário global como avessa a conflitos.

Xi Jinping acredita liderar uma fase decisiva na história do PC e avalia enfrentar desafios maiores que seus antecessores imediatos. No plano externo, a resistência dos EUA a uma nova potência global. E, no cenário doméstico, conseguir manter o monopólio do poder em um país com uma sociedade cada vez mais complexa, fruto da crescente urbanização e da expansão de classe média.

Com tais reptos, Xi justifica a necessidade de acumular poderes à la Mao e Deng, a fim de ser o timoneiro inconteste da fase mais desafiadora para a permanência do PC no poder desde 1949.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.