Jorge Coli

Professor de história da arte na Unicamp, autor de “O Corpo da Liberdade”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Coli

'Golden shower' acabará ensinado em escolas de arte

Bolsonaro, ao difundir cena do Carnaval, reforça seu sentido artístico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fora com o passado. Morte às tradições. Foram estes os lemas que guiaram as vanguardas artísticas. As artes sempre inovaram, está claro, mas só a partir dos anos 1860 se afirmou nelas o princípio renovador da ruptura e do ataque declarado. A palavra vanguarda sugere batalha: vem do vocabulário militar, designa a primeira linha numa tropa de combate.

O público, desnorteado, ria-se das novidades, como riu dos impressionistas em 1874. A crítica denunciava, violenta, o assalto aos verdadeiros princípios das artes. E o escândalo fazia-se instrumento propagador das vanguardas.

Mas os novos venceram. Desbancaram os medalhões antigos e se impuseram como os verdadeiros portadores de valores universais. Hoje, rimos da historinha verdadeira ou falsa, não importa, que nos conta um Dr. Rey, médico que tratava Van Gogh, tapando o buraco de seu galinheiro com uma tela que o pintor lhe oferecera.

Lição impiedosa: o que ontem não valia nada agora vale milhões. Portanto, cuidado! O riso de hoje pode ser o lucro —estratosférico— de amanhã.

Resultado: triunfo dos novos. Com esse triunfo, institucionalizam-se. Nos anos 1930, Georgina e Lucílio de Albuquerque ensinavam o impressionismo na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Hoje, o Centro Pompidou, em Paris, e a Tate Modern, em Londres, são, entre tantos, museus consagrados a celebrar as vanguardas.

Ao mecanismo de conflitos incorporou-se outro fator: o da liberdade absoluta. Atingiu-se, com isso, a quintessência da noção de arte, tal como o Ocidente a concebe. Arte é designação ontológica. Varinha de condão que pode transformar tudo, ou qualquer coisa, em arte.

Em 1916, Duchamp inventava o ready-made, a arte pronta. Qualquer objeto se torna arte. Sobre um pedestal, disposto na galeria ou no museu, nosso olhar o transfigura e descobre nele secretos mistérios. Porque acreditamos que seja arte —e é preciso essa adesão de crente para que a metamorfose se dê.

Gosto de associar Duchamp a Bergson, que se perguntava, em 1911: “Como pedir aos olhos do corpo, ou do espírito, ver mais do que vêm?”.

'A Fonte' (1917), de Marcel Duchamp - Divulgação

E esclarecia: “Qual o objetivo da arte, senão mostrar, na natureza e no espírito, fora de nós e em nós, coisas que não atingiam explicitamente nosso espírito e nossa consciência? [...] Há séculos, existem homens cuja função é justamente de ver e nos fazer ver o que não percebemos naturalmente. São os artistas”. Um urinol torna-se outra coisa quando mostrado por Duchamp.

Ruptura, escândalo, liberdade: nessa tríade repousa o princípio criador do nosso tempo. Infelizmente, tornou-se cada vez mais difícil romper e escandalizar. Como romper, se as escolas ensinam a ruptura, e os museus a celebram? Como escandalizar, se o público, blasé, permanece imperturbável diante de qualquer provocação? Como lutar pela liberdade, se ela é institucional?

Sobretudo, o escândalo tornou-se muito difícil. Ele é o consagrador, o selo de qualidade que garante aos próprios olhos do artista sua grandeza como inovador e também o conforto de saber-se incompreendido pela maioria.

Com os impressionistas, era a forma que transgredia, que provocava, que chocava. Mas, atualmente, quem se importa com a forma?

Nos nossos dias, o escândalo em arte surge apenas de campos exteriores a ela —campos morais. Um deles é quando a religião se sente atacada. O outro, quando o sexo provoca.

Deste, tivemos numerosos exemplos recentes: a exposição “Queermuseu”; a performance do grupo És Uma Maluca, na Casa França-Brasil, no Rio; ”La Bête”, no MAM-SP, que teve um protesto chefiado pelo futuro congressista Alexandre Frota.

A mais espetacular, universal, planetária, no entanto, é a cena do “golden shower” deste Carnaval, que o chefe da nação se encarregou de divulgar para o mundo inteiro, dando a ela uma celebridade invejável.

Os rapazes que realizaram a performance invocam seu estatuto de arte. Com todo o direito, como tentei explicar acima (ok, os brucutus moralistas contestarão isso, mas, sem eles, como surgiria o escândalo?). Há nela menos erotismo que demonstração, menos pornografia que declaração.

O presidente, ao disseminar e amplificar a cena, reforçou seu sentido artístico, como ensinou Bergson: fez mais pessoas verem o que não viam. Decerto, alguns descobrirão com prazer uma variante sexual que não conheciam.

E, como a história demonstra bem que as práticas escandalosas das vanguardas acabam por institucionalizarem-se, o “golden shower” acabará ensinado em escolas de arte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.