Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Vantagem permanece como alento à perseguição alviverde ao Flamengo

Parecia que ninguém conseguiria atrapalhar a trajetória carioca no Maracanã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O normal seria o Flamengo ganhar do São Paulo, no Maracanã, e o Palmeiras perder para o Inter, no Beira-Rio.

Nem o Flamengo ganhou, nem o Palmeiras perdeu.

A vantagem de apenas três pontos permaneceu como alento à perseguição alviverde ao rubro-negro. E, por quê?

Porque o Flamengo sentiu a necessidade de poupar três de seus principais jogadores no primeiro tempo no gramado encharcado e, embora tenha criado chances para fazer ao menos um gol, não conseguiu sair do 0 a 0.

Rafinha, Filipe Luís e Gerson fizeram muita falta ao serem guardados para o embate com o Grêmio pelas semifinais da Libertadores.

Dois homens em gramado tentando chutar bola
O meia são-paulino Daniel Alves disputa bola com o volante Willian Arão, do Flamengo - Rubens Chiri/saopaulofc.net

Quando entraram em campo, não tinham o calor de uma partida extremamente guerreada pelo time do estreante Fernando Diniz. Nenhum de seus três substitutos está à altura deles, com diferença menor na lateral-esquerda, porque Renê é bom jogador.

Mas Rodinei e Piris da Motta estão longe de poder preencher a falta de Rafinha e, principalmente, de Gerson.

O São Paulo soube defender o resultado valioso e ainda teve até a chance de vencer numa bobeada de Pablo Mari que Antony desperdiçou.

Já o Palmeiras deu a impressão de que não aproveitaria as ausências de Moledo, Bruno e Guerrero no Inter.

Levou um sufoco até sofrer o gol de Patrick aos 27 minutos de jogo, mas soube reagir.

Fez segundo tempo muito bom, empatou com Willian num golaço e fez por merecer a virada, que não veio por detalhe e pela falta de sorte de uma bola que bateu no braço de Willian antes de se oferecer para Luca Lima enfiá-la com brilho e Bruno Henrique fazer o 2 a 1 anulado pelo VAR.

Mesmo assim o empate foi valioso. Mano Menezes perdeu os 100% de aproveitamento e manteve a invencibilidade. Além disso, o time revelou capacidade de reação para se impor diante do invicto Colorado em casa.

Terá agora uma semana para descansar e se preparar para receber o Atlético-MG, enquanto o Flamengo irá a Porto Alegre no meio da semana para jogo desgastante ao extremo e, no domingo (6), visitará a Chapecoense, desesperada. ​

Homens de branco ajoelhados em gramado
Willian comemora com colegas de elenco seu gol contra o Internacional - Diego Vara/Reuters

A quebra dos 100% de Mano é menos emblemática que a de oito vitórias seguidas do Flamengo, porque parecia que ninguém atrapalharia a trajetória carioca no Maracanã, muito menos uma equipe traumatizada como a do São Paulo.

Ou seja, fica a ideia de que o bicho não é tão feio, embora mereça todo respeito.

Arbitragens

O que aconteceu em Itaquera diante de 37 mil torcedores que superaram o desgosto com a eliminação do Corinthians da Copa Sul-Americana é digno de nota.

Não é possível que seja necessária a intervenção do VAR para anular gol com tão clara obstrução do zagueiro alvinegro Manoel sobre o goleiro vascaíno.

Menos possível, ainda, é precisar de cinco minutos para tomar a decisão. E num horário de sol a pino, que o torcedor gosta e o jogador detesta, pelo desgaste impiedoso.

Pior é constatar, diante do futebol paupérrimo do Corinthians na vitória por 1 a 0, que o time, assim mesmo, está em quarto lugar e com um jogo a menos, podendo chegar ao número de pontos do Santos se vencer a Chapecoense nesta quarta-feira (2), na arena Condá.

A arbitragem não sabe o que faz e Vanderlei Luxemburgo, a julgar por sua entrevista pós-jogo, ignora que o tronco avançado caracteriza impedimento, não apenas a posição dos pés, como disse para desviar a atenção de nova derrota de seu Vasco da Gama.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.