Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Libertadores

E até o Palmeiras perdeu

O Furacão causou danos de novo no Parque Antarctica; nada que seja irrecuperável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eis que então o homem rubro-negro mordeu o cachorro verde e virou notícia.

Havia 20 jogos que o Palmeiras não perdia como visitante na Libertadores, e o Athletico Paranaense tratou de fazer valer a Arena da Baixada para quebrar a série.

Diga-se que o fez com justiça porque jogou melhor enquanto o jogo esteve 11 contra 11 e porque correu poucos riscos durante a quase meia hora em que ficou com um a menos —graças à expulsão absurda de Hugo Moura, que, atingido por trás, fez o gesto, automático, de pegar a bola com a mão no chão e recebeu o segundo cartão amarelo.

Ou seja, quem recebeu a falta não assinalada acabou expulso.

A ausência de Danilo prejudicou, e voltará a prejudicar, o sistema defensivo, que ficou vulnerável enquanto o Furacão pressionou. A falta de Gustavo Scarpa deixou inofensivo o ataque, em má jornada de López.

Fernandinho luta contra a marcação de Zé Rafael em mais uma vitória do time de Luiz Felipe Scolari sobre o de Abel Ferreira - Nelson Almeida - 30.ago.22/AFP

Scarpa estará de volta na terça-feira (6), provavelmente sem Raphael Veiga, o menor dos problemas porque Scarpa até cresce sem a companhia dele, ainda sem ter recuperado a forma.

Problema grande mesmo será enfrentar a retranca de Felipão, que tem se saído bem dos duelos com Abel Ferreira, como havia acontecido, pelo Campeonato Brasileiro, na casa verde, vitória atleticana por 2 a 0.

O Palmeiras perder é notícia no Brasil e na América do Sul.

Perder com um jogador a mais, mais ainda.

E até deu motivos para Cuca, que deve explicações à sociedade, encher-se de razão e, se quiser, perguntar por que os palmeirenses não exploraram os lados, embora tenham tentado. Ele mesmo responderá: o Atlético Mineiro também tentou e não conseguiu quando esteve na mesma situação, 11 contra 10, diante do Palmeiras.

O alviverde continua favorito a ganhar a vaga para a final do torneio continental? Sim, continua.

Mas com interrogações que não teria caso voltasse de Curitiba com a vitória.

Por exemplo: como será neste sábado (10) em Bragança Paulista, 19h, contra o Bragantino, há quatro jogos sem vitória?

Poupa, não poupa? Gordura há, mas vai que o time perde e o Flamengo bate o Ceará, no dia seguinte pela manhã, no Maracanã, e a diferença cai para quatro pontos no Campeonato Brasileiro?

Tudo o que é sólido se desmancha no ar, já ensinou Marshall Berman (1940-2013), escritor e filósofo estadunidense marxista, e a elogiada força mental esmeraldina pode ir para o espaço, fruto de eventual virada de fio do elenco que apressou o começo da temporada porque tinha um Mundial para disputar.

Atenção: ninguém aqui está detectando nem virada de fio, nem declínio psicológico no Palmeiras.

Raphael Veiga e seus companheiros erraram passes - Albari Rosa - 30.ago.22/AFP

Fato é que a média de acertos de passes alviverdes, de 83% em cerca de 400 passes por jogo, caiu para 79% na partida de ida das semifinais, e era visível o desconforto, mesmo com 64% de posse de bola e 14 finalizações contra 9.

Na derrota no Campeonato Brasileiro, em mais de 550 passes, a precisão foi de 84%, com o recorde de 35 finalizações, contra 13 dos paranaenses, e 72% de posse de bola.

Números são números e nada mais que números.

Abel Ferreira gosta de dizer não estar nem aí para posse e se importa com as finalizações, enquanto Felipão valoriza apenas os gols que não sofre e os que faz.

Está 3 a 0 para ele no agregado em competições diferentes.

A crença palmeirense, e a do colunista, é a de que a bola entrará na terça-feira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.