Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

A bela derrota do Corinthians

Como?! Elogiar jogo perdido? Sim, porque, finalmente, o alvinegro jogou um pouco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No chamado Clássico do Povo, deu Flamengo, como era esperado.

Maracanã lotado por 65 mil torcedores, a expectativa diante do histórico recente dos dois times era até de goleada.

Não foi o que se viu. Vitória magra, por 1 a 0, arrancada nos acréscimos por Léo Pereira porque Vanderlei Luxemburgo insistiu em botar Romero no fim do jogo e ele assistiu ao cruzamento de Cebolinha para o zagueiro-artilheiro.

Castigo que nem o treinador corintiano merecia por ter escalado a melhor formação possível com Bruno Méndez na lateral, Paulinho de volante e Adson no corredor.

Léo Pereira cabeceia para marcar nos acréscimos do segundo tempo o gol que deu a vitória ao Flamengo contra o Corinthians, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro
Léo Pereira cabeceia para marcar nos acréscimos do segundo tempo o gol que deu a vitória ao Flamengo contra o Corinthians, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro - Sergio Moraes/Reuters

Na verdade o Corinthians criou mais chances de gol e o goleiro Santos trabalhou muito mais que Cássio, também porque os paulistas tiveram a sorte de Dom Arrascaeta se machucar no aquecimento e ficar fora do jogo, em prejuízo enorme para a criatividade carioca.

Contra um Flamengo lento e sem imaginação, o Corinthians que tinha ido ao Rio em busca de se defender e achar uma bola, logo percebeu que o bicho não era tão feio e deu mais trabalho do que teve.

A permanência alvinegra na zona do rebaixamento era pedra cantada e a situação do time é tão miserável que, por incrível que pareça, o simples fato de ter jogado futebol minimamente apresentável serve como alento para o próximo clássico, contra o Fluminense, em Itaquera.

E o Argentinos Juniors pela Libertadores?

Sejamos realistas: melhor esquecer tanto o torneio continental quanto a Copa do Brasil e se concentrar em evitar o segundo rebaixamento.

Como será bom, também, esquecer de Romero que já fez o que poderia no Corinthians. E faz tempo.

FAÇA-SE JUSTIÇA

Não é justo tratar o 0 a 0 entre Santos e Palmeiras apenas como um clássico modorrento.

Antes do jogo, mesmo na Vila Belmiro, o mínimo esperado era a vitória tranquila do alviverde, por razões óbvias.

A maneira altiva como o Santos se comportou, com respeito, mas sem temor, merece ser elogiada como lição aos que se acovardam diante dos mais fortes.

Moralmente, o Santos venceu.

Ó, PÁ, QUE DECEPÇÃO!

Já que nenhum repórter teve coragem de perguntar, não custava a Abel Ferreira, ferrenho crítico, quase sempre com razão, da arbitragem brasileira, dizer, por sua conta e risco, que o pênalti marcado em Rony contra o Fortaleza foi um absurdo.

Apenas fortaleceria suas queixas e o distinguiria dos demais chorões. O silêncio o manteve igualado.

Foi mal, ó pá!

CITY NA HORA G

Tricampeão seguido, cinco vezes campeão nos últimos seis anos, nove vezes campeão inglês, sete já pela Premier League, o Manchester City tem ainda a gigantesca missão de vencer o maior rival United, na Copa da Inglaterra, e a Inter de Milão, na Champions, para ganhar a Tríplice Coroa.

O Manchester United é o único clube inglês que tem a Tríplice Coroa e, mesmo atualmente inferior, suará sangue para impedir a conquista, em Wembley, no sábado, dia 3 de junho.

E a Inter, tricampeã europeia, fará o impossível para manter o City sem a sonhada e inédita Orelhuda, no dia 10, em Istambul.

FIM DE CICLO?

Ao que tudo indica, e tomara que não, 2023 marcará o ocaso de três jogadores que foram os números 1 em suas modalidades: o croata Luka Modric, em 2018, o francês Karim Benzema, em 2022 e o estadunidense LeBron James em 2009/10/12 e 13.

Com o que só resta dizer que somos todos muito gratos aos três fenomenais atletas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.