Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu
LATINOAMÉRICA21 América Latina

As armadilhas para Washington na Cúpula das Américas

Seletividade do governo Biden nos convites para o evento é um risco para os EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Joe Biden discursa na abertura da Cúpula das Américas, em Los Angeles - Jim Watson - 08.jun.2022/AFP
Mariana Kalil

Professora da Escola Superior de Guerra, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa. Mestra e Doutora em Relações Internacionais (Universidade de Brasília), é também Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Universidade Federal Fluminense).

Em fevereiro de 2022, China e Rússia lançaram uma declaração conjunta em que projetavam uma visão de mundo compartilhada. A essa altura, argumentam, o mundo já não seria mais unipolar, ou seja, os Estados Unidos já não concentrariam a maior parte do poder mundial. O mundo seria policêntrico, e Rússia e China seriam alguns desses centros.

Em março de 2021, o governo Biden, em sua Estratégia de Segurança Nacional Interina, já havia assinalado duas tendências: a China seria o único país capaz de reunir poder econômico, diplomático, militar e tecnológico que consiga ameaçar a hegemonia dos Estados Unidos, enquanto a Rússia aparece como país capaz de desestabilizar a influência de Washington ao redor do mundo. Nesse contexto, acontece a Nona Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos EUA.

A Cúpula das Américas é uma reunião de chefes de Estado e de governo das Américas que ocorre desde 1994 aproximadamente a cada três anos, para discussões sobre desafios compartilhados, para a afirmação de valores compartilhados e para o compromisso com ações conjuntas em nível nacional e regional com vistas à solução de novos e persistentes desafios. Desde seu lançamento, a ausência de lideranças e a abordagem de temas polêmicos costumam caracterizar as Cúpulas.

Em 2018, por exemplo, Donald Trump não compareceu à Cúpula em Lima. Também não são raras as Cúpulas em que as declarações não são adotadas por consenso, e temas polêmicos costumam ser deixados de fora das reuniões. São frequentes, ainda, controvérsias a respeito da ameaça de boicote à Cúpula pela exclusão de países como Cuba. A diferença deste ano é que os Estados Unidos voltaram atrás da posição que haviam tomado em 2015, quando Cuba passou a ser convidada a participar das Cúpulas das Américas.

O país-sede é quem elabora a lista de convidados e, em 2022, os Estados Unidos deixaram de fora Cuba, Nicarágua e Venezuela. Em um cenário em que a China é o principal parceiro comercial dos países sul-americanos, esses três países formam uma troika que introduz a influência da Rússia nas franjas de poder dos Estados Unidos. Se, historicamente, os Estados Unidos enxergam as Américas como território para (norte-)americanos, a geopolítica do século 21 oferece novos desafios na região que, no entanto, correm o risco de ganhar velhas soluções diante das lentes usadas pelos decisores dos Estados Unidos.

No século 20, Washington instrumentalizou governos na América Latina e no Caribe no sentido de apoiar regimes pró-Estados Unidos, mesmo que estes não tivessem qualquer compromisso com a democracia e os direitos humanos. À época, como agora, o discurso dos Estados Unidos era de que o Ocidente representava o lado democrático e capitalista de uma guerra em que se opunha ao autoritarismo e ao socialismo. No entanto, países latino-americanos, desde que geopoliticamente alinhados aos Estados Unidos, tinham suas práticas de desrespeito à democracia e aos direitos humanos aceitas por Washington, à exceção, em certa medida, do governo Carter.

A exclusão da troika da Cúpula das Américas revela semelhante seletividade na medida em que países como El Salvador têm democracia questionável e desrespeitam sistematicamente os direitos humanos, porém foram convidados. Segundo o índice de liberdade da Freedom House, principal think tank ocidental que aufere tais índices ao redor do mundo, na América Latina, não seriam somente Nicarágua, Venezuela e Cuba os países que não são livres, mas também o Haiti, convidado pelos Estados Unidos para a Cúpula.


Além disso, entre 2020 e 2021, houve uma tendência de queda nos índices de democracia na região, incluindo países como Brasil, Colômbia, Guatemala, El Salvador e México. Nesse sentido, sediar a Cúpula e firmar declarações que celebrem valores democráticos compartilhados pelos países das Américas pode significar legitimar governos que, embora geopoliticamente próximos aos Estados Unidos, estão longe de ser campeões da democracia e dos direitos humanos.

Agir dessa forma gera custos de médio prazo para os próprios Estados Unidos que são, eventualmente, enxergados pelos latino-americanos como inimigos da vontade popular, patrocinadores de projetos de poder alheios aos anseios dos povos. Diante, por exemplo, da primazia comercial da China na América do Sul e das iniciativas da Rota da Seda, parece contraproducente que os Estados Unidos voltem a adotar uma estratégia de instrumentalização de regimes favoráveis a Washington, legitimando governos que tendem a ser autoritários e a desrespeitar maciçamente os direitos humanos somente porque, no curto prazo, parecem conter a influência da China e da Rússia

A seletividade do governo Biden por ocasião da Cúpula das Américas, portanto, é uma armadilha para os próprios Estados Unidos. Ela gera consequências negativas para os interesses de Washington em sua zona de influência imediata. Essa situação torna-se ainda mais sensível uma vez que a tradição de política externa de países da América do Sul, por exemplo, é baseada na noção de autonomia, ou seja, na noção de que não se deve alinhar automaticamente com nenhum dos polos de poder mundiais. Nesses países, a busca por desenvolvimento passa pela diversificação de parcerias, pelo estabelecimento de boas relações com todos os polos de poder no sentido de gerar meios de fortalecer a economia e de promover a justiça social na região.

Diante da leitura do governo Biden, que parece semelhante à da Guerra Fria, a retomada de políticas exteriores autônomas pelos países das Américas poderia gerar a percepção em Washington de que os países da região estariam flertando com alinhamentos à China e à Rússia, noção equivocada que pode gerar o apoio americano a processos de mudança de regime e a regimes autoritários.

Essa atitude comprometeria, portanto, a percepção de que os Estados Unidos seriam parceiros da América Latina e do Caribe para o fortalecimento das instituições democráticas, do respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, pautas centrais para a Cúpula das Américas de 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.