Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller
Descrição de chapéu Todas

Lazer e férias podem ser importantes para manter a qualidade do sexo

Ao relaxar, o corpo e a cabeça entram num estado emocional mais tranquilo, menos estressado e mais aberto aos prazeres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fazer uma pausa, dar um tempo, encontrar espaço para curtir momentos de lazer, tirar férias. Estamos falando aqui de algo fundamental para dar um colorido novo à vida e (por que não?) ao amor e ao sexo. A coluna de hoje é sobre isso: a importância do lazer para o prazer amoroso e sexual.

Viver na correria e ter múltiplas tarefas faz cada vez mais parte da vida moderna de pessoas de qualquer idade, sexo ou gênero. Parece até uma pandemia mundial, contagiando a todos e trazendo uma lista infindável de compromissos.

E o espaço e o tempo para o amor e o sexo? Muitas vezes não sobra.

Até mesmo no mundo jovem, que é cheio de energia para infinitos compromissos, pode ser que falte um espaço de relaxamento e descontração para curtir sem aceleração os encontros amorosos e sexuais.

Nesse contexto em que vivemos, dar uma pausa e tirar férias pode fazer um bem enorme para a saúde, para a qualidade de vida e também para os relacionamentos a dois.

Saiba o que esperar do amor no mês de novembro
Descansar ajuda a se abrir para os prazeres - Jonathan Borba/Unsplash

Ao relaxar e ter espaço para curtir o lazer, o corpo e a cabeça da gente vão entrando em um estado emocional mais tranquilo, menos estressado e mais aberto aos prazeres. Isso pode deixar tudo mais descontraído e mais gostoso.

A ausência temporária de compromissos que exigem uma grande atenção e dedicação (e que muitas vezes trazem também uma grande ansiedade e preocupação), como estudos e/ou trabalho, é outro ingrediente das férias que contribui para curtir o prazer a dois.

Ao baixar a ansiedade com estudos e/ou trabalho e ter menos preocupações incomodando a cabeça, pelo menos por um período de pausa como as férias, podemos ter impacto positivo no bem-estar como um todo. E isso talvez ajude também a ter menos ansiedade e menos preocupações em outros setores da vida, como o amoroso e o sexual.

Ou seja, sexo e férias super combinam, pois o lazer traz um campo favorável aos prazeres afetivos e sexuais.

Mas retomar os compromissos, após as férias, também é superimportante. Até mesmo para que as férias sejam, de fato, apenas períodos de pausas. E não percam toda essa graça!

Por aqui pelos nossos escritos, mais um pouquinho e entraremos em mês férias (o próximo). Mas ainda não!

Então, até a próxima coluna! E se você tem alguma pergunta ou sugestão, mande para folhateen@grupofolha.com.br.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.