Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller
Descrição de chapéu Todas

Dicionário sexual: confira palavras cujo significado vale a pena saber

Busca de informação é uma atitude fundamental para quem quer lidar melhor com os temas amor e sexo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há uma grande quantidade de palavras no universo da sexualidade que a gente escuta por aí, mas que muitas vezes as pessoas não conhecem bem o significado. E (como falamos sempre por aqui) a busca de informação é uma atitude fundamental para quem quer lidar melhor com o tema do amor e do sexo, entre outros assuntos.

Pensando nisso, resolvi fazer hoje (e nas próximas semanas) um dicionário sexual, trazendo aqui alguns verbetes cujo significado vale muito a pena saber. Vamos começar.

Personare- Sexo
Casal heterossexual na cama - We-Vibe Toys/Unsplash

Afrodisíaco

É aquilo que é excitante e que estimula o desejo sexual. A palavra vem de Afrodite, nome da deusa grega do amor e da beleza.

Anorgasmia

É a ausência de orgasmo. Esse é o nome que os especialistas dão quando a pessoa tem dificuldade para consegui-lo. Tem solução para esse problema: uma dica é conhecer melhor o próprio corpo e seus mecanismos de prazer. Não se cobrar demais também ajuda muito.

Anticoncepcional

É um dos tipos de métodos para evitar a gravidez. O anticoncepcional pode ser encontrado em variadas versões: pílulas, injeção, adesivos e outras.

Bissexualidade

É a atração erótica (desejo) por pessoas de ambos os sexos: por homens e mulheres.

Brinquedo erótico

Nome que se dá a alguns produtos vendidos em sex shops, como os vibradores (objetos em forma de pênis, por exemplo, e que vibram) ou os sugadores de clitóris.

Camisinha

É o preservativo: um artefato feito em geral de um tipo de látex extrafino que serve para recobrir o pênis e evitar a transmissão de doenças.

Camisinha feminina

É a versão da camisinha usada para recobrir a região da vagina e parte dos lábios vaginais, e evitar a transmissão de doenças.

Carícia erótica

São os toques eróticos, ou seja, os que são feitos para explorar o próprio corpo e o corpo da outra pessoa com o objetivo de dar e de sentir prazer.

Clitóris

É o principal órgão do prazer feminino. Fica logo acima do orifício de entrada da vagina. Há quem diga que é como se fosse uma protuberância que se assemelha a uma pontinha de nariz. Acariciá-lo é uma das principais maneiras de a mulher atingir o orgasmo.

Coito interrompido

É o método de retirar o pênis da vagina antes de ejacular para evitar a gravidez. Mas não é um procedimento seguro, como alertam os médicos: antes mesmo de ocorrer a ejaculação, pode sair do pênis uma gota de líquido lubrificante que já pode conter espermatozoides e levar a uma gravidez.

Compulsivo sexual

É a pessoa viciada em sexo. Não se trata apenas de quem sente muito desejo sexual, como ocorre com a maioria dos jovens. É algo mais complicado: para o compulsivo sexual, o sexo parece que nunca traz satisfação de fato, além de ser algo que aprisiona, tortura, angustia e incomoda, como ocorre com qualquer outro tipo de vício (por álcool ou drogas por exemplo). É importante, nesses casos, buscar a ajuda de especialistas, entre eles o psicólogo e o médico psiquiatra.

Enfim, essas são algumas palavras do repertório sexual que valem a pena a gente conhecer melhor. Mas tem muito mais a saber... Então, até a próxima coluna!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.