Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller
Descrição de chapéu Todas

Seguir a sua intuição: esse é um bom jeito de ser feliz no amor e no sexo

Tentar seguir uma fórmula pronta acaba com o prazer de viver as sensações à sua maneira, deixando tudo mecânico demais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muita gente fica procurando modelos para tudo na vida. Como agir nos estudos, no trabalho, na vida familiar, no ambiente social e, também, no amor e no sexo. Mas fazer "como todo mundo faz" nem sempre é a melhor escolha, especialmente no setor amoroso e sexual.

Até porque, quando a gente tenta a todo custo se encaixar num padrão, ou fazer como os outros fazem, muitas vezes acaba perdendo toda a graça e a espontaneidade. Tentar seguir uma fórmula ou um roteiro pronto no amor e no sexo faz com que o prazer de viver as sensações do seu jeito, à sua maneira, deixe de existir.

Fica tudo, portanto, mecânico demais, automático demais, prazeroso de menos.

O encontro amoroso fica carregado de preocupação com o tal roteiro, assim como os beijos, os abraços, as carícias, os toques e a prática sexual como um todo ficam como que enquadrados em algo nada natural e descontraído. Afinal, há que se seguir o padrão, o roteiro, não é mesmo?

.
Casal se beija ao ar livre - Personare

Mas não é nada bacana ir por esse caminho, acredite.

Mais importante do que seguir a manada, o grupo, os padrões sociais e culturais, é você ouvir a sua voz interior, o seu faro, a sua intuição.

Por exemplo, quando você está se sentindo sem saber o que fazer em relação a uma paquera. O que será que sua intuição diz? O que será que aquela voz lá no fundo de você está lhe dizendo?

Muitas vezes, a gente está tão no piloto automático na vida que nem para pra pensar em questões como essa, não é mesmo? Mas ouvir o que a sua essência pede, o que essa voz interior diz, é acerto na certa, mesmo que as coisas não saiam exatamente como você gostaria.

Explico melhor: nem tudo é perfeito. Na verdade, nada é perfeito. Ninguém é perfeito. Partindo dessa premissa, o que a gente gostaria que acontecesse, perfeitamente como está na nossa imaginação, é algo que não tem como acontecer. Afinal, perfeição não existe!

Diante disso, um dos melhores passos que você pode dar na vida é começar a se ouvir mais, pesar prós e contras e ter coragem para seguir o que a sua voz interior pede.

Como eu sempre falo por aqui: assim, o seu prazer agradece! Até a próxima coluna!

E se você tem alguma pergunta ou sugestão, escreva para folhateen@grupofolha.comn.br.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.