Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller
Descrição de chapéu Todas

Dicionário sexual traz as últimas (mas importantes) palavras do repertório erótico

Pílula do dia seguinte, ponto G e sexo oral fazem parte da leva derradeira de termos relacionados a sexo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tenho trazido por aqui uma série de palavras do Dicionário Sexual que considero fundamentais para que a gente possa conhecer mais (e entender melhor) o universo do sexo e da sexualidade. E hoje selecionei para você nossa última rodada de verbetes.

Lembrando que a atitude de busca de informação é um dos principais caminhos para viver melhor o sexo e a sexualidade; e conhecer palavras básicas desse universo costuma ser um dos primeiros passos para entender melhor toda essa história. Vamos lá.

SÃO PAULO, SP, BRASIL, 09-03-2012: Caixas de pilulas do dia seguinte distribuidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), na rede pública municipal, em São Paulo - Gabo Morales/Folhapress


Penetração vaginal
É a introdução do pênis na vagina.

Pênis
É considerado o principal órgão sexual masculino.

Período refratário
É a fase após o orgasmo (o clímax de prazer sexual) e a ejaculação (a emissão do esperma) em que o corpo masculino entra em um estado de profundo relaxamento e não responde aos estímulos eróticos. Para o jovem, dura em média 15 minutos. Para o adulto, 30 minutos, uma hora ou mais, de acordo com a idade.

Pílula do dia seguinte
É a pílula para evitar a gravidez indicada para situações de emergência. Por exemplo, quando a camisinha estoura e a jovem não está usando nenhum outro método para evitar a gravidez.

Ponto G
Seria um ponto dentro da vagina que, ao ser tocado, levaria a um enorme prazer. Porém, parte dos especialistas acredita que esse ponto não existe. De qualquer forma, tem até um descobridor: o ginecologista alemão Ernst Grafenberg foi quem, em 1944, apresentou estudos iniciais sobre isso (por isso ponto G, de Grafenberg).

Preliminar
Carícias preliminares são os beijos, os abraços, os toques, os carinhos e tudo o mais que as pessoas fazem com o objetivo de aquecer o clima para o sexo.


Sêmen
O mesmo que esperma. É um líquido produzido pelas glândulas reprodutoras masculinas e que carrega os espermatozoides. O ato de lançar esse sêmen para fora do corpo é chamado de ejaculação.

Sexo anal
É a penetração do pênis no ânus.

Sexo oral
É o contato da boca com os genitais (pênis, vagina e redondezas) com o objetivo de dar e de sentir prazer.

Sexualidade
É um conceito amplo. Envolve, por exemplo, o jeito de se relacionar com seu mundo interno (emoções, sentimentos, valores, crenças, limites, possibilidades...) e com o mundo ao redor.

Tesão
O mesmo que desejo sexual. É um jeito mais popular de dizer a mesma coisa.

Testículo
Os testículos são glândulas sexuais masculinas que produzem os espermatozoides (as células masculinas de reprodução).

Vagina
Órgão genital feminino. Em linhas gerais, é um tubo que costuma ter 8 centímetros de profundidade. Com a excitação, a vagina se alarga, se aprofunda para cerca de 16 centímetros e se lubrifica para que a prática sexual seja prazerosa.

Enfim, encerramos por aqui o nosso Dicionário Sexual. Claro que há ainda uma imensidão de palavras a descobrir e a conhecer. Mas isso fica agora por sua conta... Afinal, você pode (e deve) se informar sempre mais.

Até a próxima coluna!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.