Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller
Descrição de chapéu Todas

Por que o jovem pensa o tempo todo em sexo? Eis a questão!

Mudanças hormonais fazem com que os sentimentos e emoções sejam intensificadas na adolescência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Outro dia estava fazendo uma palestra para o mundo jovem e surgiu uma pergunta da plateia: por que será que nós, os jovens, pensamos tanto (e o tempo todo) em sexo? O que explica isso? Ou melhor: será que há alguma explicação?

Há, sim! Na verdade, são variados os motivos que fazem com que o jovem e a jovem pensem muito em sexo. A começar por questões corporais.

Man is putting off his partner's purple lingerie panties - Young woman getting undressed before sex in bed at home - Passionate, love and sexual concept
Há variados motivos que os jovens pensem muito em sexo - DisobeyArt/Adobe Stock

É na fase da pré-adolescência, por volta dos 11 ou 12 anos de idade, que em geral o nosso corpo tem um empurrão hormonal. Isso faz com que meninas comecem a liberar óvulos, e meninos, a produzir espermatozoides.

Ou seja, é a fase de amadurecimento dos órgãos genitais, em que as células sexuais femininas (os óvulos) começam a ser liberadas (um sinal disso é que a menina começa a ter a menstruação) e as células sexuais masculinas (os espermatozoides) começam a ser produzidos (um sinal disso é que o menino começa a ter ejaculações espontâneas, em geral durante a noite de sono, as chamadas poluções noturnas).

E o que isso quer dizer? Que uma revolução tanto no corpo quanto na parte emocional está em andamento.

A fase seguinte, a adolescência, é marcada, portanto, por uma ebulição de emoções e sentimentos, e por um interesse todo especial pelas novas sensações corporais que o empurrão hormonal proporciona: é a fase de crescimento de seios, pênis, testículos, vulva, e de muitas sensações surpreendentes e prazerosas ao longo desse caminho.

Portanto, é SUPER natural que o jovem e a jovem tenham muito desejo sexual. Afinal, o lado físico e o lado emocional de cada um estão todos movimentados nessa direção.

E, para completar, há também o prazer de descobrir o que pode ser vivido, como beijos, abraços, carícias, práticas sexuais e todas as emoções e sensações novas em torno disso tudo.

Então, não há como escapar: o pensamento fica mesmo MUITO ligado nessa história toda. Isso é natural da fase de iniciação sexual, que é a da adolescência.

Enfim, é isso. Até a próxima coluna!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.