Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona Séries

'Ozark' volta para sua temporada final com implosão familiar

Após os pais, filhos também se deixam corromper em drama sobre escalada criminosa de casal comum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Ozark" volta ao ar nesta sexta-feira na Netflix para a primeira leva de sete episódios de sua temporada final, a ser concluída em 2023, após um intervalo de quase dois anos decorrente da pandemia.

É reconfortante encontrar novamente os Byrde, que vimos pela última vez no México, com pedacinhos do crânio de sua sócia pelas roupas, mesmo sabendo que será dolorido acompanhar o trecho final de sua derrocada moral, agora com os filhos.

Se nas duas temporadas anteriores acompanhamos a ascensão de Wendy (Laura Linney) como a porção menos escrupulosa e mais eficiente do casal, agora é a vez dos filhos dela com Marty (Jason Bateman), Charlotte e Jonah, mostrarem que a educação familiar de fato vingou por ali.

Na estreia, somos apresentados a uma cena intrigante do futuro dos Byrde, que pode ser sua libertação após quitarem as dívidas com todos os cartéis e quadrilhas e bandidos possíveis, interrompida bruscamente para então retornarmos de onde havíamos parado em 2020. É um elemento que "Breaking Bad", série com a qual "Ozark" tem muitos pontos comuns (os produtores refutam o parentesco, mas ele é nítido), segue funcionando.

Lembremos que Walter White não sobreviveu à sua escalada, e é possível que nem todos os Byrde o façam, o que transforma esta temporada em uma charada de "quem vai ser?".

Felizmente, há bem mais que os Byrde pelo caminho. A começar por Ruth, a caipira com instinto para negócios interpretada pela estupenda Julia Garner (mês que vem ela estreia como a protagonista da aguardada "Inventando Anna", na mesma plataforma).

Agora rompida com os Byrde —ou ao menos com Marty e Wendy—, ela se aproxima de Darlene (Lisa Emery), a produtora/traficante de heroína que se casou com seu primo e se torna uma bomba-relógio para o casal.

Do outro lado, a família mais calculista dos Estados Unidos profundos precisa lidar com o chefão de um cartel mexicano (Bruno Bichir) e seu sobrinho mimado psicopata, Javi (o astro mexicano Alfonso Herrera, da "Rebelde" original, "Sense8" e outras produções pop).

O cartel está em confronto com uma quadrilha rival e com Darlene, e aos Byrde caberá pavimentar um acordo com o FBI para que o chefão possa se livrar de ser preso caso pise nos EUA.

Mas é dentro de casa que parece estar o principal risco para os objetivos familiares: o adolescente Jonah.

O ator Skylar Gaertner cresceu muito no intervalo pandêmico, e, com ele, seu personagem. Após ver seu tio querido morrer por ordem de Wendy, o garoto tímido e cordato fica para trás, passando a agir de forma intempestiva e desafiando os pais (é o que todo adolescente faz, mas quando ele sabe lavar dinheiro, manejar escopetas e testemunhou os crimes da família toda a coisa muda de figura).

Os dilemas morais parecem ter ficado para trás, embora Marty continue a dizer para si mesmo e os demais que sua dívida será quitada e essa vida criminosa logo ficará para trás ("em um ou dois ciclos eleitorais ninguém nem vai lembrar", aponta Wendy com sarcasmo). Não, porém, sem baixas.

A primeira metade da quarta temporada de "Ozark" está disponível na Netflix a partir de sexta (21)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.