Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Lilith, primeira mulher criada por Deus, se rebelou contra o sistema patriarcal

Neste mito literalmente mais velho que a Bíblia, o homem precisa ser superior à mulher, mesmo que ele a ame

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No topo da minha extensa lista de obsessões, uma personagem feminina reina absoluta. Ainda não conheci outra representação tão complexa, humana, transgressora e inspiradora como ela.

Ironicamente, conheci essa personagem pela Bíblia Sagrada, ainda que ela não esteja lá. Há uma única e singela menção a ela, no momento em que Adão conhece Eva e diz algo como: "Essa, sim", dando a entender que, antes de Eva, havia outra mulher mas... Essa, não.

"Essa, não!" é uma expressão associada a algo que saiu do nosso controle e me parece bastante apropriada para introduzir Lilith, a primeira mulher criada por Deus, e a primeira mulher a se rebelar contra o sistema patriarcal.

Representação gráfica do mito de lilith, uma mulher nua com cabelos esvoaçantes, nas cores vermelha e ocre com fundo de bolinhas azuis.
Ilustração publicada nesta segunda-feira, 19 de dezembro de 2022 - Silvis

O mito de Lilith é encontrado em textos sagrados hebraicos que precederam a Bíblia. Nesse mito criacionista, ainda intocado pela moral cristã, Deus cria Adão e Lilith, e eles transam adoidados no Paraíso.

Eis que Lilith percebe que goza com mais facilidade quando fica por cima de Adão. Mas Adão azeda o doce de leite dela, insistindo que é ele quem deve estar no controle. O casal briga e Deus mete a colher, dizendo a Lilith que ela deve se submeter à vontade de seu filho favorito.

Lilith então decide abandonar o Paraíso e vai para os confins da Terra, onde conhece o demônio Samael, um anjo caído que também se rebelou contra Deus, no qual ela pode cavalgar à vontade. Deus tenta trazê-la de volta e atacá-la de todas as maneiras, mas ela se recusa e ainda revida cada golpe. Criada à imagem e semelhança de Deus, Lilith se torna tão cruel quanto ele.

Quando Adão percebe que vacilou, tarde demais. Essa história é literalmente mais velha do que a Bíblia. Nessa brincadeira de mau gosto que chamamos de patriarcado, o homem, por mais que ame uma mulher, precisa se sentir superior a ela. O que faz com que ele acabe perdendo essa mulher e sentindo uma solidão profunda. Daí o que ele faz? Reflete sobre seus erros e tenta melhorar? Não, ele arruma outra logo em seguida. Adão e Eva viram um casal modelo, não porque Eva "domou" Adão e sim porque se submeteu a ele.

Eu poderia ficar 1.001 noites narrando os mitos de Lilith, porque esse é apenas o começo da história. Lilith foi demonizada pelo patriarcado, porque nada é mais poderoso do que uma mulher que prioriza o próprio prazer e tem plena consciência de que não precisa ser boazinha o tempo todo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.