Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu Todas guerra israel-hamas

Enquanto procrastino nas redes sociais, eu vejo sangue, suor e selfies

Oscilamos entre os papéis de vítima e vilão, impotentes para reagir a uma realidade brutal, coniventes com ela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acordo em um dia como outro qualquer. Bebo café, molho as plantas, escrevo piadas. Mas uma gota de suor escorrendo pela minha nuca me situa no tempo e no espaço. Moro em um país tropical assolado por uma onda de calor decorrente de mudanças climáticas.

Sento para escrever sobre isso, com o ar-condicionado ligado na máxima potência, porque também não sou de ferro. Procrastino nas redes sociais e vejo sangue, suor e selfies: corpos sem vida de crianças brutalmente vitimadas em Gaza e corpos sarados na praia do Leme.

Não é um dia como outro qualquer. Em meio a uma crise climática e uma crise humanitária, nossas máscaras estão caindo. O que inclusive me remete a uma regra básica de sobrevivência. Quando caem as máscaras de um avião despressurizado, a orientação é colocar a sua máscara primeiro, porque só assim você vai conseguir ajudar outras pessoas.

Se o mundo à nossa volta entra em crise, nosso instinto primário é o de autoproteção, e faz todo o sentido. Aqui não me refiro a padrões de comportamento culturais, estimulados por uma sociedade capitalista e individualista. São duas coisas diferentes, mas sinto que, cada vez mais, confundimos uma com a outra.

mMulher bebe café quente embaixo do ar-condicionado. fundo vermelho, desenho preto e branco.
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária - Folhapress

Tentando sobreviver, já não sabemos se somos o problema ou a solução. Oscilamos entre os papéis de vítima e vilão, impotentes para reagir a uma realidade brutal, coniventes com ela. A expressão "não sou de ferro" vira um escudo impenetrável. Nossa sensibilidade vira justificativa para a indiferença.

O fato de sermos tão contraditórios me lembra o que não podemos perder de vista, a nossa humanidade. É por isso que também me recuso a ser uma fiscal de selfie, ou de foto de biquíni.

Lembro um relato da minha mãe, que foi à praia quando minha irmã recém-nascida estava internada em estado grave. Depois de dias ao lado da incubadora, sem comer e sem dormir, minha mãe foi convencida por uma enfermeira a dar um mergulho no mar.

Era um dia de semana, a praia estava vazia, e ela poderia até parecer uma dondoca despreocupada, justo quando enfrentava um dos momentos mais desafiadores da vida dela.

Cada um sobrevive como pode. Mas a melhor estratégia ainda me parece olhar para si, não olhar para o lado, e beber bastante água.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.