Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci

Reúso de água, gerador, protetor solar e repelente vão ganhar mais peso no orçamento

Não se trata mais apenas de um item obrigatório na ida à praia ou à piscina, mas para qualquer lugar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem pretender cortar o espírito folião dos últimos dias, vamos falar de algumas medidas urgentes que a maioria de nós terá de adotar, se ainda não as tiver adotado.

Como o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia informou que o mundo já teve uma prévia do aquecimento global de 1,5ºC, teremos de adotar hábitos diários como aplicação de protetor solar, de repelente e reúso de água.

Se você não tiver o costume de usar protetor solar, inclua esse produto no orçamento familiar. Não se trata mais apenas de um item obrigatório na ida à praia ou à piscina, mas para qualquer lugar, inclusive no inverno.

Foliões no bairro da Santa Cecilia, em São Paulo, durante o carnaval de rua da cidade - Danilo Verpa -12.fev.24/Folhapress

Separe também mais alguns reais para o repelente, pois a dengue, de surto, virou epidemia, ao menos em seis unidades da Federação –Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo. A vacinação contra a dengue está começando pelas crianças de 10 e 11 anos, com lote inicial de 712 mil doses, para 315 municípios de nove estados e do Distrito Federal.

Mas somos mais de 200 milhões de habitantes, então, além de combater os criadouros de mosquitos –água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso, tampas de garrafa etc. –, há que usar repelente.

Já ficou bem evidente, também, que os verões cada vez mais quentes vão exigir bons aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e umidificadores de ar. E o pior é que também percebemos que os eventos climáticos extremos têm deixado muitas pessoas sem energia elétrica nem água.

Isso implica pensar seriamente em armazenamento da água da chuva em condomínios e em reúso de água. Esse custo, que terá de ser bancado pelo boleto do condomínio, decorre da contratação de uma empresa especializada para desenvolver o sistema e fazer a instalação necessária. Também é possível –e desejável– reutilizar a água em casa, o que implica custos, mas é muito importante.

Orçar um gerador é uma cautela recomendada, pois as quedas de energia vêm se sucedendo. Sem energia, esqueça o home office, os streamings, o futebol na tela grande, o banho quente e os aparelhos indispensáveis à saúde de muitos brasileiros.

A propósito, pacientes que dependam de equipamentos essenciais à preservação da vida e da saúde devem se cadastrar na concessionária de energia elétrica mais próxima, para ter prioridade no restabelecimento do fornecimento e no recebimento de avisos de desligamentos programados para a manutenção da rede.

Essa prioridade vale, por exemplo, para quem use respiradores e ventiladores pulmonares, bombas de infusão, oxímetros e até para um equipamento cada vez mais utilizado, o CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas), vital para quem tenha apneia do sono. Mas garantia mesmo de funcionamento, somente se houver um gerador de emergência.

Não conseguimos reduzir significativamente o emprego de combustíveis fósseis, então teremos de nos adaptar. Vai custar caro, em todos os sentidos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.