Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Ao contrário da brasileira, ultradireita indiana soube se tornar indispensável ao Ocidente

Modi soube posicionar a nova Índia como um fiável contraponto regional à China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É siderante a diferença da imagem internacional dos governos de ultradireita das duas maiores democracias emergentes.

Se Jair Bolsonaro se tornou, em menos de um ano de mandato, o ícone global do retrocesso, Narendra Modi é admirado por ter projetado a Índia na modernidade. Um curioso contraste se nos atermos à trajetória dos dois líderes.

Em 2002, Bolsonaro era um ilustre desconhecido aos olhos do mundo, enquanto Modi, membro do Bharatiya Janata Party (BJP) e do RSS, o movimento hinduísta responsável pelo assassinato de Mahatma Gandhi em 1948, era uma figura execrada no Ocidente. 

À época ministro-chefe da província do Gujarat, ele era acusado de incitar uma insurreição mortífera contra os indianos muçulmanos. Seus pedidos de vistos eram negados nos Estados Unidos e na Europa. 

Nesse contexto, a comunidade internacional viu sua chegada à Presidência em 2014 como uma reação extrema, mas facilmente superável, ao descrédito do Partido do Congresso, minado por escândalos de corrupção. Era uma ilusão.

Narendra Modi aperta a mão de Bolsonaro
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e Jair Bolsonaro durante encontro do Brics, em Brasília - Pavel Golovkin/AFP

Reeleito triunfalmente este ano, Modi realizou o sonho de todo líder de ultradireita em tempo recorde, promovendo a ascensão de uma nova Índia caracterizada pelo etnonacionalismo, onde a segunda maior população muçulmana do mundo simplesmente perdeu o seu lugar.

O BJP passou de grupúsculo regionalista a estrutura tentacular com dezenas de milhões de filiados e um controle extenso do aparelho de Estado. 

O quartel-general do RSS em Nagpur se tornou peregrinação obrigatória para investidores estrangeiros.

BJP e RSS instauraram um culto da personalidade a Modi, e o governo começou a restringir o acesso de jornalistas aos ministérios e a controlar a produção de notícias digitais.

Com a retirada da autonomia do Caxemira em agosto, a Índia sinalizou que nenhuma organização internacional conseguirá interromper essa revolução energizada.

A demolição da maior democracia do mundo vem sendo tratada com surpreendente descaso. Em setembro, Donald Trump passeou de mãos dadas com Modi num evento em Houston, e Bill Gates atribuiu ao indiano o maior prêmio da sua fundação filantrópica. 

Os supostos guardiões do templo liberal Justin Trudeau e Emmanuel Macron nunca perdem uma oportunidade de aparecerem abraçados a Narendra Modi.

A explicação para tanta empatia é simples: hábil no trato diplomático, Modi soube posicionar a nova Índia como um sólido e fiável contraponto regional à China.

Uma lição de cinismo importante para os brasileiros. Para o governo Bolsonaro, foi a dificuldade em se situar geopoliticamente, e não necessariamente os reflexos autoritários, que criaram desconfiança entre os potenciais aliados. 

Se o Brasil voltar a tratar a política externa com seriedade, e o Brasil voltar a ser estratégico, ele será imediatamente visto com olhos mais tolerantes.

A escandalosa complacência da Europa com a Índia de Modi sugere que a indignação com o Brasil pode virar simpatia da noite para o dia. 

Não acredito em textos mal interpretados. Só em textos mal escritos. A todos que se sentiram ofendidos com a minha última coluna, minhas sinceras desculpas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.