Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

O cinema e a TV são cenários dos mais ruidosos casos de abuso sexual

Embora o assédio ocorra em todas as áreas, as denúncias de maior impacto, que deram impulso ao movimento MeToo, envolveram nomes da mídia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embora o assédio sexual no trabalho ocorra em todas as áreas, as denúncias de maior impacto, que deram impulso ao movimento MeToo, envolveram nomes do cinema e da televisão. Dois, em particular: Roger Ailes, criador e diretor da Fox News, e Harvey Weinstein, produtor cinematográfico, dono da Miramax e da Weinstein Company.

Ailes perdeu o cargo em julho de 2016, depois de uma série de denúncias públicas sobre o seu comportamento abusivo com mulheres de todos os escalões, de apresentadoras veteranas a jornalistas iniciantes.

Uma série, “The Loudest Voice” (ainda não disponível no Brasil), e um filme, “O Escândalo”, ambos lançados no ano passado, descrevem a trajetória de Ailes como predador sexual. Os dois mostram que a derrocada do executivo teve origem na corajosa decisão de uma ex-âncora, Gretchen Carlson, de acioná-lo na Justiça sob a acusação de abuso sexual.

Após o caso Ailes, outras denúncias atingiram executivos, âncoras e comentaristas de televisão de diferentes canais nos Estados Unidos.

A série “The Morning Show”, igualmente de 2019, embaralha algumas dessas situações do mundo real para contar a história fictícia do âncora de um programa importante de uma grande rede de TV, que perde o cargo após o seu comportamento abusivo ser objeto de uma reportagem do New York Times.

Mais importante, a série da Apple TV+ procura mostrar que havia uma “cultura” dentro da empresa, de alto a baixo, que protegia, tolerava e fechava os olhos para os abusos do famoso apresentador.  A ruína de Weinstein, em outubro de 2017, foi resultado de duas investigações jornalísticas, realizadas de forma paralela, nos meses anteriores, pelo New York Times e pela New Yorker.

A história do produtor de cinema seguramente vai inspirar filmes e séries. Por ora o que temos são dois livros, recém-lançados, nos quais os autores das reportagens descrevem suas aventuras para convencer algumas das dezenas de vítimas de Weinstein (fala-se em mais de 80) a contar as suas terríveis histórias.

Jodi Kantor e Megan Twohey, autoras de “Ela Disse” (ed. Companhia das Letras), publicaram a primeira grande reportagem sobre o caso em 5 de outubro de 2017. Ronan Farrow, autor de “Operação Abafa” (ed. Todavia), publicou a sua matéria cinco dias depois.

O livro da dupla de repórteres do jornal é extremamente didático sobre a técnica jornalística. Diante da dificuldade de obter provas dos abusos de Weinstein, elas se dedicam a demonstrar que a empresa do produtor fez mais de uma dezena de acordos de indenização com funcionárias ou atrizes assegurando confidencialidade dos casos. As ocultações revelavam as denúncias, ensinam.

O livro de Farrow tem um tom mais pessoal. Ele era repórter da rede de TV NBC quando começou a investigar Weinstein e descreve como executivos do canal puseram inúmeras pedras no caminho no esforço de derrubar e engavetar a sua reportagem. É um episódio vergonhoso na história do jornalismo da emissora.

Não por acaso, alguns executivos e jornalistas da NBC também tinham um passado e um presente de denúncias de assédio a funcionárias. Emparedado, o repórter deixa o canal e publica o material na New Yorker.

Tanto Kantor e Twohey quanto Farrow relatam os esforços de Weinstein para barrar as investigações, seja fazendo pressão direta sobre os chefes dos repórteres, seja com a contratação de empresas de relações públicas e de espionagem para desacreditar as fontes e os próprios jornalistas. Tudo muito real.

Em nome da transparência, informo que tenho um livro, sobre Silvio Santos, publicado pela mesma editora que lançou a obra de Farrow.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.