Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

'Verdades Secretas 2' tem texto fraco e uma direção pretensiosa e sem sentido

Com trama policial reciclada da primeira temporada da novela, baixa qualidade dos diálogos é de fazer chorar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Verdades Secretas 2" é um bom caso de estudo sobre o estágio atual da criação na área de teledramaturgia. Por que a Globo, geralmente ciosa da qualidade de suas novelas, resolveu levar ao ar
uma produção tão apelativa, mal escrita e mal dirigida?

Porque foi concebida como uma isca destinada a alargar a base de assinantes e o número de horas consumidas na plataforma de streaming da empresa. Os espectadores que ajudaram a trama original a registrar ótimos números de audiência na TV aberta agora terão que pagar para ver a segunda parte.

E como atrair o maior número possível de incautos? Com uma fórmula que funciona desde tempos imemoriais: gente jovem, corpos à mostra e sexo. Antes mesmo da estreia, a Globo divulgou a informação de que "Verdades Secretas 2" exibiria 67 cenas de sexo em 50 episódios. Uhu!

Nada contra sexo. O problema é a falta de conteúdo. Em outros tempos, na videolocadora, esta produção estaria na estante de "pornô com história". Ambientada em São Paulo, a novela retoma a trama policial da primeira temporada e repete a denúncia sobre prostituição no mundo das agências de modelos. Consumo de drogas, traições e futilidades completam o cardápio.

A trama de Walcyr Carrasco é pobre, inverossímil e frequentemente sem sentido. A baixa qualidade dos diálogos é de chorar. A atriz Maria de Medeiros foi trazida de Paris para dizer: "Levei um toco". Os personagens são rasos e raramente vão além dos clichês já conhecidos.

A direção pretensiosa de Amora Mautner tenta iludir o espectador com a sensação de que está vendo algo muito sofisticado, quando na verdade apenas abusa do neon e de referências batidas. Teria sido mais honesto fazer um pornô explícito do que pretender estar dirigindo um candidato à mostra paralela de Cannes.

Os atores, incluindo alguns ótimos e experientes, infelizmente, foram submetidos a situações que constrangem. Estão sempre fazendo gestos brutos, falando rápido, gritando verdades ao vento. Numa cena que certamente entrará para a antologia de momentos risíveis da teledramaturgia, dois protagonistas encenam, literalmente, uma "dança do acasalamento" antes de transarem dentro de um carro antigo.

Os números de audiência, previsivelmente, estão altos. Mais importante é saber se a novela vai atrair novos assinantes para a plataforma, o que ainda não foi divulgado. Com planos de entrar no mercado internacional, o Globoplay está divulgando cartazes de "Verdades Secretas 2" em cidades como Paris e Nova York.

Esta aposta da empresa brasileira está em sintonia com produções de sucesso da Netflix, como "Elite" e tantas outras destinadas a espectadores mais jovens e com menos referências. O que difere a produção da Globo é o fato de estar embalada no formato de novela, e não de série.

O brasileiro, e não só ele, alimenta uma paixão atávica por novelas. E "Verdades Secretas 2" sinaliza um caminho para a adaptação do gênero às plataformas de streaming.

Mais curta (apenas 50 episódios), mais apelativa, mais intensa, ela reúne as características necessárias para prender a atenção e não ser abandonada no meio do caminho.

A Netflix está sempre falando em produzir novelas em seus dois maiores mercados latino-americanos (Brasil e México). Há uma semana, a HBO Max anunciou a contratação de Silvio de Abreu para atuar como consultor e orientador no projeto de dramaturgia que a plataforma pretende lançar ano que vem nestes mesmos mercados.

Já imaginou? Variações em torno de "Verdades Secretas 2" em todas as plataformas? Eu acredito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.