Michael França

Ciclista, doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo; foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e é pesquisador do Insper.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Michael França
Descrição de chapéu
Folhajus

Indicação para STF afetaria popularidade de Lula?

Estudo aleatorizado mostra que campanha de nomeação de ministra negra aumentou apoio da direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael França

Um grupo de organizações da sociedade civil, do qual contou também com a participação da Coalizão Negra por Direitos, conduziu recentemente uma pesquisa nacional inédita sobre a possibilidade de Lula nomear uma mulher negra para o STF (Supremo Tribunal Federal). Como conclusão, o estudo encontrou evidências mostrando que os brasileiros apoiam a nomeação de uma mulher negra para o Supremo e que ao fazê-la, a popularidade do próprio Lula aumentaria.

Em uma escala de 0 a 100, onde 0 representa forte oposição e 100 significa forte apoio, a pesquisa constatou que a média de apoio à nomeação de uma mulher negra por Lula como nova juíza da corte é de 65,4. O apoio à nomeação é ligeiramente superior à média entre as mulheres (69,2, ou +3,8 acima da média) e entre aqueles com mais de 55 anos (66,4, ou +1 acima da média). Mesmo entre aqueles que se identificam como de direita na política, a nomeação tem considerável apoio (56,1), mas ainda não se compara ao amplo apoio da esquerda (78,7).

Foto com visão panorâmica do plenário do Supremo Tribunal Federal durante sessão da corte
Escolha de mulher negra para Supremo ajuda na popularidade de Lula, indica pesquisa - Lucio Tavora - 14.set.2023 / Xinhua

A pesquisa mostra ainda que a nomeação ao STF pode ter um papel na popularidade do atual presidente. Quando questionados se o apoio a Lula aumentaria ou diminuiria com a indicação de um homem branco para o Supremo Tribunal Federal, o estudo sugere que os brasileiros, em média, podem diminuir a aprovação do presidente em 4,1 pontos. Quando foi feita a mesma pergunta, mas para a nomeação de uma mulher negra, os brasileiros inclinam-se para um aumento ao apoio a Lula de 7,4 pontos.

Chama também a atenção o fato de que o estudo contou com uma aleatorização para identificar como a campanha para Lula indicar mulher negra para ministra influenciou as opiniões das pessoas. Vale destacar que, se bem conduzida, essa metodologia é considerada como o "padrão ouro" em pesquisas voltadas para analisar avaliação de impacto.

Por meio da plataforma Swayable, foi coletada a opinião de mais de 11 mil cidadãos em todo o Brasil. Os testes feitos a partir da intervenção mostrou que assistir a um simples vídeo da campanha, como por exemplo, o realizado pelo IDPN (Instituto de Defesa da População Negra) intitulado como "Todo Mundo tem um Sonho" (disponível no Youtube), ampliou ainda mais o apoio da direita e esquerda ao tema.

A nomeação de Ketanji Brown Jackson nos EUA 

Uma pesquisa similar também foi realizada durante o processo de nomeação de Ketanji Brown Jackson como a primeira mulher negra a integrar a Suprema Corte dos EUA. Entretanto, existem diferenças importantes no contexto.

Biden cumpriu imediatamente a promessa de campanha de nomear uma mulher negra quando surgisse a oportunidade, de forma que a campanha nos EUA se centrou mais na aprovação do Congresso e na divulgação das qualificações de Ketanji Brown Jackson, do que no apoio à sua nomeação. No entanto, tanto os esforços dos EUA como os do Brasil enfatizaram o significado histórico de nomear uma mulher negra para um cargo tão importante. 

O apoio geral à nomeação de Ketainji Brown Jackson foi, na verdade, ligeiramente menor nos EUA do que a ideia de nomear uma mulher negra para o STF no Brasil (58,8 em comparação com 65,4 do caso brasileiro). Pessoas de direita no Brasil parecem ser mais favoráveis à nomeação do que pessoas de direita nos EUA (56,1 em comparação com 36,8 para os muito conservadores e 47,7 para os conservadores moderados americanos). 

O texto é uma homenagem à música "Evolution", composta e interpretada por Ablaye Cissoko.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.