Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Reforma da Previdência rachou governo entre equipe de Guedes e militares

Forças Armadas temiam que modificações em seu sistema fossem feitas antes das dos civis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes - Adriano Machado/Reuters

A reforma da Previdência rachou o governo: de um lado, a equipe de Paulo Guedes queria que as mudanças para os militares fossem enviadas à Câmara dos Deputados junto com as demais. Mas eles bateram o pé. E ela ficou para depois.

MESMO TEMPO 

Os militares temiam que as modificações em seu sistema de aposentadoria fossem feitas antes das programadas para os civis –o que poderia gerar inquietação nas Forças Armadas. 

MESMO TEMPO 2 

A diferença de tempo poderia ocorrer porque as mudanças para os militares não alteram a Constituição e podem ser aprovadas por maioria simples na Câmara. As demais exigem o apoio de 3/5 dos deputados.

TUDO IGUAL 

A equipe de Guedes, por seu lado, queria evitar a impressão de que os militares podem ser tratados de modo diferenciado. O rombo na previdência dos fardados cresce mais do que o do INSS.

AMPULHETA 

Nas discussões, os militares propuseram que o projeto deles só fosse enviado depois que a reforma da Previdência dos civis passasse em primeiro turno na Câmara.

AMPULHETA 2 

O presidente Jair Bolsonaro optou pelo meio termo: enviará o projeto militar no dia 20 de março ao parlamento, quando as outras propostas já estarão em discussão nas comissões da Casa.


 

Retrato com o cantor Gabriel Diniz
Retrato com o cantor Gabriel Diniz - Raul Spinassé/Folhapress

NA BOCA DO POVO

O cantor Gabriel Diniz, dono do hit “Jenifer”, é uma das atrações do Arena Carnaval SP, que ocorre neste sábado (23) e no domingo (24), no Pavilhão Anhembi; a cantora Pabllo Vittar e a banda Aviões também se apresentam.


É GRAVE 

Um grupo de advogados ligados a Lula quer levar à ONU as denúncias do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de que magistrados da Corte estão sendo chantageados por “milícias” institucionais de órgãos de investigação.

NA MENTE 

Eles acreditam que tais pressões podem comprometer a integridade das decisões do tribunal, em especial nos julgamentos de Lula.

NEM SEMPRE 

Os advogados dizem que ministros como Mendes, que está sofrendo investigação da Receita Federal, não se curvam às pressões —mas o mesmo não ocorreria com outros magistrados.

AVAL 

O próprio Lula será consultado na próxima semana sobre a iniciativa.


NOITE INTIMISTA

A cantora Bebel Gilberto se apresentou no Emiliano, no Rio, na quarta (20). A atriz Gloria Pires e o seu marido, o cantor Orlando Morais e as atrizes Emanuelle Araújo e Mariana Ximenes estiveram lá. 


LAÇO 

O caso do shopping Higienópolis, que pediu autorização para que seus seguranças apreendessem crianças em situação de rua e as entregassem à PM, levou a Promotoria da Infância e da Juventude a abrir um inquérito civil.

LAÇO 2 

Os promotores querem averiguar se o sistema de informações sobre os direitos das crianças está funcionando. “Não podemos deixar que aconteça em SP o que já ocorreu no Rio”, diz o promotor Eduardo Dias Ferreira, referindo-se ao jovem morto por um segurança da rede Extra.

GERAL 

Segundo ele, o que ocorreu no shopping Higienópolis não é um fato isolado em SP. “Há relatos de problemas no entorno dos shoppings Santa Cruz e Tatuapé, por exemplo.”

TODO CUIDADO 

Ele afirma que seguranças e empresas, além da sociedade, devem ser informados sobre as atitudes corretas a serem tomadas com as crianças. “É preciso chamar o serviço de abordagem da Secretaria de Assistência Social e o conselho tutelar.”

TODO CUIDADO 2 

Aos órgãos cabe o encaminhamento dos menores, a seus pais ou a locais de acolhimento. “Jamais à polícia”, afirma.

VIZINHO 

As buscas por Venezuela subiram 200% nas últimas 24 horas no Google. O termo é um dos que mais cresceu no Brasil entre a quinta (21) e a sexta (22).

INFORMAÇÃO 

A maioria das pesquisas são feitas por moradores de Roraima, estado que faz fronteira com o país vizinho.

TÚMULO DO SAMBA 

Neste final de semana, São Paulo terá mais que o dobro de blocos de Carnaval do que o Rio de Janeiro. Estão previstos 210 desfiles na capital paulista, contra 104 na fluminense. 

SAMBA 2 

Na sexta (22), o Chora Me Liga, um dos maiores do Rio, foi cancelado por problema de documentação.


HISTÓRIA DE AMOR

O jornalista Chico Felitti lançou o livro “Ricardo e Vânia” na quinta (21), no Cabaret da Cecília. A maquiadora e artista Vânia Munhoz, uma das retratadas na obra, a escritora e mãe do autor, Isabel 
Dias, e a drag queen Vera Ronzella compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

Esther Góes reestreia neste sábado (23) “A Estrada de Wolokolamsk”. Às 19h, no Teatro Viradalata. 

Nalu Saad e Vanderson Rocha lançam o livro “Esquadrão dos Anjos”. No domingo (24), às 15h, no CCBB-SP.

A Orquestra Jovem do Estado de SP abre temporada no domingo (24), na Sala São Paulo.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que constava em versão anterior da nota "Mesmo Tempo 2", o quórum para a aprovação da reforma da Previdência de civis é de 3/5 da Câmara, não de 2/3. O texto foi corrigido. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.