Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TSE julga na terça ação que pede a cassação da chapa de Bolsonaro e Mourão

Suposto abuso eleitoral envolvendo a atuação de hackers no Facebook motiva processo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TSE deve julgar na terça (26) uma ação que pede a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, por abuso eleitoral envolvendo a atuação de hackers no Facebook.

O presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Evaristo Sa — 4.jul.2019/AFP

PIRATA

Em 2018, um grupo criou o perfil “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, com críticas ao então presidenciável. Com um milhão de seguidores, ele acabou invadido por hackers e passou a elogiar o candidato. Até o nome foi mudado, para “Mulheres com Bolsonaro”.

OBRIGADO, GENTE

Bolsonaro, pouco depois, postou na internet: “Obrigado pela consideração, Mulheres de todo o Brasil”. O filho dele, Eduardo Bolsonaro, também fez comentários, bem como o vice, general Hamilton Mourão.

BARULHINHO

A ação diz que a invasão, além de criminosa, configurou abuso pois conturbou o pleito e contou com o apoio do candidato. O Ministério Público sugere que ela seja considerada improcedente pois, na opinião dos procuradores, não teve impacto eleitoral.

DIGITAL 

No mesmo dia o TSE deve julgar a ação sobre a validade de assinaturas eletrônicas para a criação de um novo partido. Ela interessa diretamente a Bolsonaro, que está organizando uma legenda.

PAULISTA 

As reuniões que precederam o congresso do PT, na semana passada, foram tensas. As lideranças nordestinas reclamavam que estavam sub-representadas na direção da legenda, embora tenham dado a ela a maioria dos votos em 2018.

INFLUENCIADOR 

O presidente Jair Bolsonaro é a liderança política mais popular nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. O número de seguidores do chefe do governo federal cresceu 25% de janeiro até outubro. É o que mostra o Índice de Popularidade Digital, elaborado pela empresa Quaest.

DIGITAL 

Segundo a medição, o engajamento do público aumentou 7,8% de setembro para outubro. Ao todo, foram 16,5 milhões de curtidas nas publicações de Bolsonaro e mais de 3 milhões de compartilhamentos espontâneos. 


A atriz Andreia Horta, que acaba de encerrar a temporada da peça "Jardim de Inverno", em São Paulo, vai integrar o elenco do longa-metragem "O Jardim Secreto de Mariana", dirigido por Sergio Rezende; ela também será protagonista na novela da Globo que sucederá "Amor de Mãe", em 2020
A atriz Andreia Horta será protagonista na novela da Globo que sucederá "Amor de Mãe", em 2020 - Vinícius Mochizuki

EM SEQUÊNCIA

A atriz Andreia Horta, que acaba de encerrar a temporada da peça "Jardim de Inverno", em São Paulo, vai integrar o elenco do longa-metragem "O Jardim Secreto de Mariana", dirigido por Sergio Rezende; ela também será protagonista na novela da Globo que sucederá "Amor de Mãe", em 2020.


FRONTEIRA 

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Sebrae vão investir R$ 21 milhões em um programa de preparação do empresariado brasileiro no processo de internacionalização de seus negócios. 

FRONTEIRA 2 

A parceria das duas entidades tem como meta atender mil empresas em três anos. Entre as iniciativas previstas estão consultorias.

ORELHA

O Masp vai lançar um aplicativo de áudio que oferecerá explicações técnicas e sobre o contexto histórico da obra selecionada. Para utilizá-lo, o usuário deverá baixa-lo e apontar o seu celular para uma das obras do acervo —o equipamento fará o reconhecimento e reproduzirá a gravação

QUENTE 

A iniciativa é patrocinada pela Ericsson e terá registros de vozes de artistas, pesquisadores, e curadores. 

COMPRA 

Representantes do Procon-SP estarão em estações do Metrô e da CPTM, e no aeroporto de Congonhas, desta segunda (25) até quarta (27), para orientar passageiros sobre cuidados a serem levados em conta na hora de adquirir produtos pela Black Friday, que ocorre na sexta (29). 

RESPONSÁVEL 

Eles darão dicas de como não comprometer o orçamento e sobre como denunciar ofertas enganosas.

NÃO DEIXE... 

O Theatro Municipal de SP receberá os sambistas Fabiana Cozza, Germano Mathias, Thobias da Vai-Vai e Demônios da Garoa no Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro. O evento durará 10 horas.

... O SAMBA MORRER 

A Secretaria Municipal de Cultura prepara mais de 65 atividades para celebrar a data. Haverá shows, rodas de samba nas comunidades e agenda em 45 pontos de São Paulo.

FESTA 

A atriz Cassia Kiss apresentará uma categoria do Emmy International, que celebra as melhores produções de TV do mundo. Os vencedores serão anunciados nesta segunda (25), em festa em Nova York. 

CADEIRAS 

A consultora em comércio exterior Katiane Gouvêa é uma das cotadas pelo governo federal para assumir a Secretaria do Audiviosual no lugar de Ricardo Rihan. 

PRAZO

E servidores do Ministério da Cidadania receberam um comunicado informando que a integração da Secretaria Especial da Cultura ao Ministério do Turismo deve ser concluída até a primeira quinzena de dezembro.

 

SOBRE O PALCO

O ator Sergio Mamberti estreou a peça “O Ovo de Ouro” no Sesc Santo Amaro, em SP, na semana passada. O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) e os também atores Rita Batata, Leonardo Miggiorin e Luccas Papp compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A Assembleia Legislativa de São Paulo recebe exposição com obras do artista plástico Carmelo Gentil. Até sábado (30), no Espaço Villas Bôas.

A fotógrafa Zaida Siqueira lança o livro “Códigos Urbanos”. Nesta segunda (25), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O cirurgião dentista Osvaldo Magro recebe o título de Imortal da Academia Brasileira de Odontologia. Nesta segunda (25), no Palácio Tangará.

A jornalista e escritora Tinda Costa lança o livro “A Filha da Mãe”. Nesta segunda (25), às 19h, na Livraria Argumento do Leblon, no Rio de Janeiro.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.