Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

André Mendonça tem 43 votos e aprovação para STF é considerada imprevisível, dizem evangélicos

Contabilidade mostra apoio de apenas dois senadores a mais do que o mínimo necessário; opositores calculam que podem derrotá-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O resultado da votação do nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal no plenário do Senado é considerado imprevisível tanto para apoiadores quando para os opositores da candidatura dele à corte.

Em uma última contabilidade, revelada no jantar que ofereceram em apoio ao ex-advogado-geral da União, parlamentares da bancada evangélica diziam que ele tem o voto de 43 do total de 81 senadores –ou apenas dois a mais do que o mínimo necessário para ter a indicação sacramentada.

O ex-advogado-geral da União André Luiz Mendonça - Marcos Corrêa-06.abr.2021/PR

EM ALERTA

Os líderes religiosos seguem, portanto, mobilizados para tentar angariar mais votos, garantindo uma aprovação por margem segura.

SOMA

Já os senadores de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, que indicou Mendonça para a corte, contabilizam 49 votos contrários a ele.

SOMA 2

A situação é considerada indefinida já que não é incomum uma virada de grande número de votos até mesmo minutos antes do placar.

PRIMEIRA PEDRA

Antes de ir a plenário, no entanto, Mendonça precisa ser sabatinado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

DATA CERTA

O presidente do colegiado, Davi Alcolumbre, até agora resistia em marcar uma data para que ela ocorra. Nesta quarta (24), no entanto, ele finalmente agendou o debate, que deve ocorrer na próxima semana.

ELAS NO PODER

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) participou do lançamento do livro "Princesas de Maquiavel: Por Mais Mulheres na Política", organizado por Juliana Fratini, na Livraria Cultura, em São Paulo. A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) e a presidente do PC do B e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, também compareceram ao evento, realizado na semana passada. A deputada e presidente do Podemos, Renata Abreu (SP), esteve lá.


'ABREUGRAFIA'

O ator José de Abreu lançou sua autobiografia em dois volumes intitulada "Abreugrafia – Livros I e II" (Ed. UBook) na segunda (22), na Livraria da Travessa, em São Paulo. Na fila de autógrafos estavam o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o ex-ministro José Dirceu, entre outros.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.