Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Cartórios registram o janeiro mais mortal do Brasil desde início de série histórica

Alta é atribuída à Covid-19 e a causas que podem estar relacionadas ao vírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os cartórios brasileiros registraram neste ano o mês de janeiro mais mortal desde o início de sua série histórica, em 2003. A alta é atribuída aos óbitos causados pela Covid-19, que fez 14.538 vítimas no período, de acordo com os registros.

Sepultadores colocam caixão dentro de cova aberta; ao redor, há mais sepultadores com roupas de proteção
Sepultadores enterram vítima de Covid-19 no Cemitério Vila Formosa, em São Paulo - 28.abr.2021 - Mathilde Missioneiro/Folhapress

CONSEQUÊNCIA

Além disso, os cartórios apontam complicações que podem estar relacionadas ao coronavírus. É o caso das mortes por pneumonia, que saltaram de 12.745, em janeiro de 2021, para 21.661 neste ano. Os óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave também cresceram: passaram de 1.581, no ano passado, para 1.734 em janeiro deste ano. E os de insuficiência respiratória subiram de 6.686 para 7.989 no período analisado.

LADEIRA...

Ao todo, foram contabilizados 144.341 óbitos no país em janeiro de 2022, um aumento de 4,79% em relação ao mesmo período de 2021.

... ACIMA

O número ainda é 21,95% maior em relação a janeiro de 2020, antes da chegada do vírus ao país, quando foram totalizadas 112.649 mortes.

ACERVO

Os dados são reunidos pelo Portal da Transparência do Registro Civil, base que é abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos computados pelos cartórios de todo o Brasil.

VEJA A ENTREVISTA DA COLUNA NA EDIÇÃO IMPRESSA DESTE DOMINGO (13)

BATUQUE

O músico Pretinho da Serrinha durante gravação do programa "A Roda: Samba", da TV Globo - Paulo Belote/Globo/Divulgação

O músico Pretinho da Serrinha é um dos convidados do programa "A Roda: Samba", que será exibido no Rio de Janeiro pela TV Globo, no próximo dia 19. O primeiro episódio da atração, gravada na Pedra do Sal e apresentada pelo jornalista Chico Regueira, vai abordar os primórdios do ritmo musical. E, a partir das letras de canções interpretadas pelos músicos e convidados, falar de temas como desenvolvimento urbano, preconceito, moradia e liberdade. "A Roda: Samba" também estará disponível no Globoplay, aberto a não assinantes.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.