Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça determina que Mario Frias se manifeste em interpelação movida por Antonia Fontenelle

Secretário e apresentadora passaram a trocar acusações de forma mais intensa nos últimos meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta segunda-feira (14) que o secretário especial da Cultura, Mario Frias, seja intimado a prestar esclarecimentos no âmbito de uma interpelação judicial criminal movida contra ele pela apresentadora Antônia Fontenelle.

O advogado que faz a defesa de Fontenelle, Gil Ortuzal, afirma que, se Frias se recusar "a dar as respectivas explicações ou dê de forma não satisfatórias, poderá responder pelas ofensas".

O secretário especial de Cultura, Mario Frias, em evento no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira -13.dez.2021/Folhapress

Frias e Fontenelle têm trocado acusações de forma mais intensa nos últimos meses. Em vídeo publicado em fevereiro deste ano, a apresentadora foi chamada de "ressentida e amargurada" pelo chefe da pasta da Cultura.

"O que você fala não vale nem R$ 1, quiçá um projeto cultural da Rouanet", disse o secretário na ocasião, quando também prometeu processá-la.

No início deste mês, Fontenelle acionou a Justiça contra Frias.

Em outubro do ano passado, ela já havia afirmado que a Secretaria da Cultura do governo Bolsonaro estava "cheia de amiguinhos de Mario Frias" e que nenhum deles "é qualificado para estar lá", inclusive o próprio secretário.

Após declarar "esse governo não tem cultura", ela foi criticada pelo subsecretário André Porciuncula (Fomento e Incentivo à Cultura), braço direito de Frias, nas redes sociais.

Porciuncula rebateu a atriz e, sem citar o nome de Antonia, afirmou que essa "acusação" é "pura bravata retórica" —e Frias respondeu o post com o seguinte comentário: "Calopsita! kkk".

"Não posso fazer crítica? Tenho que achar tudo bonitinho? Isso é comportamento de secretário da Cultura? Me chamar de calopsita?", afirmou Antonia à coluna.

"Não precisamos de um puxa saco do presidente, mas sim de alguém que faça um belo trabalho na cultura. O teatro e o cinema precisam voltar a funcionar, não é meia dúzia de ações que eles estão fazendo ali. Ele [Frias] não tem credibilidade, não tem agenda, ele é desqualificado."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.