Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Bolsonaro deve adiar escolha de novos ministros do STJ para Kassio Nunes digerir derrota

Magistrado indicou nome que foi preterido por ministros do Superior Tribunal de Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou que deve demorar algum tempo para escolher dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a partir de uma lista de quatro nomes que foi eleita pela própria corte.

Fachada da sede do STJ, em Brasília
Fachada da sede do STJ, em Brasília - Alan Marques -24.nov.2010/Folhapress

DIGESTÃO 

Ele sinalizou que gostaria de dar um tempo para permitir que o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), consiga digerir a derrota que sofreu ao ver o nome do desembargador Carlos Brandão, que defendia para a lista, ser fragorosamente derrotado na eleição interna do STJ.

INDIGESTÃO 

Em vez de Brandão, um dos quatro vencedores da votação foi justamente um desafeto de Nunes Marques —o desembargador Ney Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

INDIGESTÃO 2

Só depois da certeza de que ele sairia vencedor, o ministro do STF recuou do veto e lançou pontes na direção do ex-adversário.

URNA

Ney Bello ficou em segundo lugar, com 17 votos, logo atrás do primeiro colocado, o desembargador Messod Azulay Neto, que recebeu 18 votos. Foram eleitos ainda os desembargadores Paulo Sérgio Domingues e Fernando Quadros. Dois deles serão escolhidos por Bolsonaro para integrar o STJ. Dos quatro, o único que parece não ter chance alguma é Quadros, que trabalhou com o ministro Edson Fachin, do STF _a quem o presidente já atacou.

EU SOZINHO 

O resultado explicitou o isolamento de Nunes Marques em tribunais superiores —começando pelo STF, em que ele vota alinhado com o governo Bolsonaro e sem diálogo com os outros magistrados.

BRAVATEIRO 

Ele foi o único ministro, por exemplo, a inocentar o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) pelos ataques feitos ao próprio STF _que definiu como meras "bravatas". A identidade do presidente com Nunes Marques é tal que o presidente já se referiu a ele como "10% de mim dentro do Supremo".

BALANÇA 

De acordo com magistrados do STJ ouvidos pela coluna, Nunes Marques, sem qualquer apoio no próprio STF, não tem peso nem estatura para interferir em outros tribunais. E não tem sido ouvido, mesmo estando totalmente alinhado ao presidente da República.

PORTAS ABERTAS

A diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão, compareceu à sessão especial de reabertura da instituição na quinta-feira (12), em São Paulo. Os cineastas Cacá Diegues e Tata Amaral também passaram pelo evento, que exibiu o longa "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade, para apoiadores e patrocinadores da Cinemateca.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.