Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Deputado do PT que barrou Moro na eleição encontra ex-juiz em voo e diz 'e aí, Moro'

Alexandre Padilha e ex-juiz desembarcaram em São Paulo na tarde desta quinta (9)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) encontrou o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) durante um voo dois dias após derrotá-lo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) paulista. O petista assina a ação que levou a corte a decidir, na terça-feira (7), que Moro não poderá concorrer às eleições de 2022 por São Paulo.

No início da tarde desta quinta-feira (9), Padilha e Moro percorreram, juntos, o trecho entre Brasília e São Paulo em um voo da Latam. O deputado federal e ex-ministro da Saúde chegou a cumprimentar o ex-juiz da Lava Jato com um "e aí, Moro", mas não teve resposta. "Nem sei se ele percebeu que era eu", diz Padilha.

Sergio Moro, então ministro do governo Jair Bolsonaro, durante audiência no Senado, em Brasília - Evaristo Sa - 19.jun.2019/AFP

Moro foi derrotado na terça por um placar de 4 a 2. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de considerar irregular a transferência do título de eleitor do ex-juiz para a capital paulista, o TRE-SP decidiu que ele está impedido de disputar qualquer cargo em São Paulo. Moro nasceu no Paraná e fez carreira naquele estado.

Em março, ele se filiou ao União Brasil e transferiu o título eleitoral para São Paulo. Num primeiro momento, o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro disse que pretendia disputar a Presidência da República. Vetado pela cúpula do partido, começou a sinalizar que poderia concorrer ao Senado por São Paulo.

A ação do PT, assinada por Padilha e pelo diretório municipal de São Paulo da legenda, alegava que o ex-juiz nunca residiu nem teve vínculo empregatício na capital paulista. Por isso, não poderia representar o estado de SP no Congresso Nacional.

Uma das evidências apontadas era a ausência de citação da cidade em suas redes sociais. A mulher do ex-juiz, Rosângela Moro, chegou a colocar fotos do sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo em seu Instagram. O partido alegava que isso era mais uma prova de que o roteiro do casal na capital era turístico.

"Não se está a afirmar que o recorrido agiu de má-fé ou dolo no sentido de ludibriar a Justiça Eleitoral, mas sim que não se comprovou nos autos, de fato, que possuía algum vínculo com São Paulo quando solicitou a transferência do domicílio eleitoral", afirmou no julgamento o juiz Maurício Fiorito, relator do processo no TRE-SP.

Na quarta-feira (8), o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) disse que tentará impugnar a candidatura da advogada Rosângela Moro, mulher de Moro, caso seus planos para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo se confirmem.

"Caso a senhora Rosângela Moro tente se utilizar do mesmo artifício fajuto de seu marido, que forjou vínculos fictícios com São Paulo, impugnaremos sua tentativa assim que a candidatura estiver registrada. Ninguém está acima da lei. Nem Moro, nem a senhora Moro", disse o petista.

NO GELO

O vereador de São Paulo Thammy Miranda (sem partido) compareceu à estreia do espetáculo "Disney On Ice – Descobrindo Aventuras" com a mulher, Andressa Miranda, e o filho do casal, Bento. A estilista Lethicia Bronstein e a filha, Pietra, também marcaram presença no evento, que ocorreu na noite de quarta (8), no Ginário Ibirapuera, em São Paulo. A apresentadora Vera Viel passou por lá acompanhada pela filha Helena, fruto do casamento com o apresentador Rodrigo Faro.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.