Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Parlamentares do PT denunciam Queiroguinha por tráfico de influência ao MPF

Pré-candidato a deputado, filho do ministro da Saúde tem participado de agendas do governo federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A bancada do PT no Senado e um grupo de deputados filiados à legenda acionaram a Procuradoria Regional da República em João Pessoa acusando o filho do ministro Marcelo Queiroga, o estudante de medicina Antônio Cristóvão Neto (PL), de usurpação de função pública, tráfico de influência e possíveis crimes eleitorais.

Os senadores do PT Paulo Rocha (PA) e Jean Paul Prates (RN) no Senado - Alessandro Dantas/Folhapress

Queiroguinha, como é conhecido, é pré-candidato a deputado federal pela Paraíba. Como revelou o jornal O Globo, ele tem atuado na intermediação entre prefeitos e o Ministério da Saúde para tratar de liberação de verbas, além de se apresentar como representante do governo federal em agendas no estado e participar de solenidades com ministros.

"Nós, enquanto representantes do governo federal, precisamos ter um olhar voltado com muita sensibilidade para essa região, que tem um grande potencial na área social, na área educacional e nos recursos hídricos", chegou a dizer em entrevista ao veículo Radiocidade Sumé.

O filho de Marcelo Queiroga nega as acusações de que fala em nome do governo federal e diz respeitar a legislação eleitoral.

Na representação feita ao Ministério Público Federal, os parlamentares do PT afirmam que o comparecimento de Queiroguinha a diversas agendas governamentais é conveniente à sua pretensão eleitoral.

"Supostamente, pode estar o representado, Queiroguinha, utilizando do cargo do pai em favor próprio, ao empregar as verbas ministeriais como moeda de troca para apoio político", dizem os deputados e senadores.

A denúncia à Procuradoria Regional da República em João Pessoa é assinada pelos senadores petistas Paulo Rocha (PA), Humberto Costa (PE), Fabiano Contarato (ES), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE), pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e pelos deputados do PT Alexandre Padilha (SP), Erika Kokay (DF), Henrique Fontana (PR) e Jorge Solla (BA).

"Esse governo é uma esculhambação, não há outra conclusão a se chegar. Hoje mesmo a imprensa divulgou um vídeo em que esse rapaz diz o que o ministro e o que o Ministério fará ou deixará de fazer. É impressionante", afirma Jean Paul Prates, que é líder da minoria no Senado.

"Por isso, nossa bancada está representando junto ao Ministério Público da Paraíba. É urgente investigar mais esse escândalo do governo federal, que não cansa de nos envergonhar", completa.

A representaçãoi ainda destaca que o estudante não possui cargo ou exerce função pública, menos ainda no Ministério da Saúde, nem integra entidades da sociedade civil ligadas à saúde para comparecer a eventos institucionais da forma como tem feito.

"Há indícios —o que torna essencial uma averiguação pelo Ministério Público— de uma distorcida e nada republicana incursão de particular nas rotinas de atividades de Estado que são reservadas a quem investido de função pública nos estritos termos da lei", diz a representação.

"E, ao que igualmente indiciam os fatos, com o aval da mais alta autoridade do Ministério da Saúde —não apenas ciente, como ele próprio, o agente a delegar uma representatividade pública a quem não caberia", continua.

A representação pede a instauração de um inquérito civil e também que sejam ouvidos os ministérios da Saúde, da Defesa, da Infraestrutura e do Turismo, além de prefeitos paraibanos que se encontraram com o filho de Marcelo Queiroga.

PIPOCA

A diretora Maria Augusta Ramos recebeu convidados como o ex-executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar na pré-estreia do documentário "Amigo Secreto". A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, compareceu ao evento, que ocorreu no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, na segunda-feira (13). Os advogados Gabriela Araújo, Marco Aurélio de Carvalho e Dora Cavalcanti também foram assistir ao filme.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.