Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Museu da Lava Jato será inaugurado no dia do aniversário de Moro

Críticos da operação, idealizadores afirmam que escolha da data foi mera coincidência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A inauguração do Museu da Lava Jato, uma iniciativa encabeçada por juristas, jornalistas e historiadores críticos da operação, será realizada no mesmo dia em que o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) completará 50 anos de idade, em 1º de agosto. A escolha da data, segundo seus idealizadores, foi mera coincidência.

Sergio Moro, então ministro do governo Jair Bolsonaro, durante audiência no Senado, em Brasília - Evaristo Sa - 19.jun.2019/AFP

MUDA  

Após tomar ciência do feito, os coordenadores da iniciativa cogitaram antecipar a grande estreia para 12 de julho deste ano, em referência ao dia da primeira condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Lava Jato.

VAI ASSIM MESMO 

Não haveria, contudo, tempo hábil para organizar todo o acervo coletado —só de imagens da Vigília Lula Livre, realizada em frente à Superintendência da Polícia Federal no Paraná, há três terabites de arquivos digitalizados.

EU QUERO 

A princípio virtual, o Museu da Lava Jato deve ganhar uma sede física em Curitiba em 2023. Exposições temporárias e itinerantes percorrendo o interior do país estão sendo planejadas. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já manifestou interesse em receber uma dessas mostras.

BARULHO

"Custa muito pouco e fará muito barulho, pois a extrema direita não vai aceitar quietinha", afirma o idealizador do museu, o advogado Wilson Ramos Filho, sobre a modalidade de exposição itinerante.

​ARQUIVO

A instituição terá um acervo jurídico e jornalístico, um núcleo de pesquisa sobre o lawfare (uso da lei para perseguição política) e um memorial em homenagem à vigília que acompanhou Lula durante os 580 dias em que esteve preso.

PESQUISA

Para o próximo ano, o Museu da Lava Jato pretende oferecer duas bolsas de mestrado e seis bolsas de iniciação científica para pesquisadores interessados em se debruçar sobre a base de dados da instituição. O grupo de pesquisa será coordenado pelo ex-reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) José Henrique de Faria.


ENCONTRO DE MILHÕES

A cantora Anitta e o rapper Filipe Ret no clipe do single 'Tudo Nosso' - Steff Lima/Divulgação

A cantora Anitta e o rapper Filipe Ret posam para foto durante as gravações do videoclipe do single "Tudo Nosso". O vídeo da faixa, fruto de uma parceria entre os dois artistas, será lançado nesta terça-feira (12). "Foi muito maneiro trazer a Anitta para me ajudar a difundir o trap. A estrela [da música] é ela, eu entrei fazendo a base", diz Ret. "Não foi o clipe de milhões que [Anitta] está acostumada a fazer, mas ela ficou amarradona e só levou três dias para pensar em tudo."

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.