Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Fux defenderá TSE e pedirá respeito e paz nas eleições

Corte está sob ataque de Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, vai defender a Justiça Eleitoral em seu discurso de abertura dos trabalhos da corte neste semestre.

A fala é tradicional na volta dos magistrados ao trabalho, depois do recesso de julho. Em alguns momentos, no entanto, ela se reveste de maior importância por causa do contexto político.

O presidente do STF, Luiz Fux, e o presidente Jair Bolsonaro durante celebrações do Dia do Exército, em Brasília - Adriano Machado - 19.abr.2022/Reuters

Em pleno ano eleitoral, ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estão sob intenso ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL), que faz recorrentes discursos para tentar desqualificar as eleições brasileiras.

Os principais alvos dele são o ex-presidente do TSE Luís Roberto Barroso, o atual comandante do tribunal, Edson Fachin, e o futuro presidente da corte eleitoral, Alexandre de Moraes —que também comanda o inquérito das fake news.

Fux vai elogiar os três, e ainda defender a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro.

O magistrado pedirá respeito, tolerância e paz para que os brasileiros passem pelo atual ciclo eleitoral em paz.

Ele não deve citar Bolsonaro em sua fala, preferindo generalizar o pedido por tranquilidade para todos os candidatos que vão participar do pleito.

O presidente da República vem novamente aumentando o tom de suas falas, que são consideradas golpistas. E chegou a convocar seus seguidores para um ato no dia 7 de setembro que terá inclusive o desfile de tanques das Forças Armadas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O presidente da República está em segundo lugar nas pesquisas eleitorais. Segundo sondagem divulgada pelo Instituto Datafolha na semana passada, ele tem 29% dos votos, e perde para o ex-presidente Lula (PT), que seria hoje eleito presidente com o voto de 47% dos eleitores brasileiros.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.