Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Aposentada que atacou Eddy Junior pode pagar multa de até R$ 95 mil ao Governo de SP

Elisabeth Morrone chamou humorista de macaco e se negou a dividir o elevador com ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça de SP instaurou um expediente para investigar o caso de racismo sofrido pelo humorista e músico Eddy Junior.

O músico e humorista Eddy Júnior, 27, foi alvo de ataques racistas, segundo postado pelo próprio artista, em suas redes sociais - Reprodução/@oficialeddy no instagram

ESCANCARADO

O artista divulgou em suas redes vídeos que mostram Elisabeth Morrone, 69, chamando-o de macaco nas dependências do condomínio em que ambos moram, na capital paulista. Na ocasião, ela também se negou a entrar no elevador ao lado dele.

CONSEQUÊNCIA

Morrone, agora, será investigada pelo governo paulista por violar lei estadual que prevê punição administrativa em casos de discriminação racial. Se considerada culpada, ela poderá ter que pagar uma multa de até R$ 95 mil.

BASTA

"São Paulo não tolera a intolerância. A Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena está no caso para apurar com seriedade o que aconteceu", afirma o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

EM ALTA

Segundo o chefe da pasta, as denúncias de casos de racismo feitas ao governo vêm aumentando nos últimos anos. Em 2020, foram registrados 49 delas, e no ano passado, 155. Já em 2022, somente até este mês de outubro, foram contabilizadas 315 ocorrências.

ÁLBUM DE FOTOS

Retrato da atriz Sonia Braga que vai estampar capa de sua fotobiografia - Lew Parrella/Divulgação

A atriz Sonia Braga vai ganhar uma fotobiografia que reunirá mais de 200 retratos, cartazes e capas de revista. A obra vai apresentar a trajetória da artista desde sua infância no Paraná até ensaios com fotógrafos como Bob Wolfenson e Greg Gorman.

A foto de capa do livro (veja acima) é assinada por Lew Parrella. Organizado pelo designer Augusto Lins Soares, em coedição com a Companhia Editora de Pernambuco, a obra será lançada no primeiro semestre do 2023 pela Edições Sesc.

"Todos falam muito sobre a câmera me amar, mas na verdade sou eu que amo a câmera", diz Sonia Braga, que escolheu não ver nenhuma prévia do projeto. "Estou aguardando para ver o livro pronto".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.