Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça de SP condena professor da Fatec por xenofobia contra aluna do Nordeste

Docente e Centro Paula Souza deverão pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais; cabe recurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O colégio recursal do Tribunal de Justiça de SP em Santos confirmou uma decisão que condenou o Centro Paula Souza e um docente da Fatec (Faculdade de Tecnologia de SP) a indenizarem uma aluna por xenofobia. Durante uma aula, ela foi chamada por ele de "nordestina" e "grosseira".

VEJA BEM 

O episódio foi registrado em áudio e confirmado por testemunhas. Ao recorrer, o professor da faculdade paulista sustentou estar resguardado pela liberdade de cátedra e pela liberdade de expressão em sua relação com os alunos.

Centro Paula Souza, em São Paulo
Centro Paula Souza, em São Paulo - Gastão Guedes/CPS

LIMITE 

A argumentação foi considerada "incabível" pelo juiz relator Orlando Gonçalves de Castro, uma vez que o docente teria discriminado a aluna "em claro ato de xenofobia" e extrapolado seus direitos.

ORGULHO 

"Na mencionada fala, a honra pessoal da parte recorrida foi ofendida através de palavras que ora a depreciam (‘grosseira’), ora a discriminam (‘nordestina’), querendo o professor dar a entender, em claro ato de xenofobia, que sua aluna seria inferior aos demais por ter origem nordestina da qual, ao contrário, muito deve se orgulhar a autora, pois muito deve o Brasil ao Nordeste e a seu povo", afirmou o magistrado em sua decisão.

COLISÃO

"Em que pese o professor tente minimizar sua fala com outros fatos envolvendo a aluna, não se admite, mesmo amparado pelo direito à liberdade de expressão, a violação de outro direito fundamental", disse ainda.

BOLSO 

Mantida a sentença, a instituição e o professor deverão pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais. Cabe recurso. Procurado, o Centro Paula Souza afirmou apenas que o processo está sendo conduzido pela Procuradoria-Geral de São Paulo.


ÁLBUM DE FOTOS

Retrato da atriz Sonia Braga que vai estampar capa de sua fotobiografia - Lew Parrella/Divulgação

A atriz Sonia Braga vai ganhar uma fotobiografia que reunirá mais de 200 retratos, cartazes e capas de revista. A obra vai apresentar a trajetória da artista desde sua infância no Paraná até ensaios com fotógrafos como Bob Wolfenson e Greg Gorman.

A foto de capa do livro (veja acima) é assinada por Lew Parrella. Organizado pelo designer Augusto Lins Soares, em coedição com a Companhia Editora de Pernambuco, a obra será lançada no primeiro semestre do 2023 pela Edições Sesc.

"Todos falam muito sobre a câmera me amar, mas na verdade sou eu que amo a câmera", diz Sonia Braga, que escolheu não ver nenhuma prévia do projeto. "Estou aguardando para ver o livro pronto".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.