Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

TRE cassa chapa de vereadores do PL no Ceará por fraude a cota de gênero

Corte identificou candidaturas femininas que não tiveram nem um voto sequer nas urnas em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve a decisão que cassou uma chapa de vereadores do PL na cidade de Maranguape. Eles foram condenados sob a acusação de terem fraudado a cota de gênero nas eleições municipais de 2020.

Urna eletrônica durante cerimônia pública de carregamento e lacração do equipamento, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 21.set.2022/Folhapress

Naquele ano, nove das 29 candidaturas registradas pelo partido eram mulheres —mas, de acordo com a decisão, quatro eram de fachada. Duas delas, por exemplo, não tiveram nem um voto sequer nas urnas e não fizeram propaganda de suas próprias candidaturas, embora tenham pedido votos para candidatos homens.

"O acervo probatório é robusto, composto de provas documentais (atas notariais e prints de redes sociais), testemunhais e circunstâncias que somadas conduzem de forma inequívoca à tal conclusão", afirmou o juiz relator, Roberto Soares Bulcão Coutinho, sobre as candidaturas fictícias.

O voto do magistrado pela cassação foi acompanhado por unanimidade no tribunal. A decisão atinge o atual presidente da Câmara Municipal de Maranguape, Francisco Lourenço da Silva, que deverá deixar o cargo após ser notificado pela Justiça.

A decisão ainda cassou os mandatos dos vereadores eleitos Irailton Sousa Martins, Victor Moroni Silva de Nojoza, Evaldo Batista da Silva e dos suplentes. A coluna tentou contato com a Casa, mas não houve resposta.

No início desta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará publicou acórdão rejeitando o último recurso apresentado pelos parlamentares. Fora do mandato, eles poderão recorrer junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os votos recebidos pelos vereadores no pleito de 2020, agora, serão recalculados, e suplentes devem ocupar as suas cadeiras.

A ação contra a chapa do PL foi apresentada pelo advogado Wagner Farias.


DEDICATÓRIA

As advogadas Gabriela Araujo, Maíra Recchia e Priscila Pamela Santos, sócias do escritório Araujo Recchia Santos Sociedade de Advogadas, realizaram um jantar em homenagem à advogada Daniela Teixeira no restaurante Cantaloup, em São Paulo, na semana passada. As advogadas Sheila de Carvalho e Thayná Yared compareceram, assim como a conselheira da OAB Daniela Libório e a professora da USP e ex-primeira-dama de São Paulo Ana Estela Haddad.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.