Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Piano de Simonal de 1964 é restaurado e será tocado em concerto com orquestra de Heliópolis

Adquirido pelo artista no auge de sua carreira, o instrumento foi usado para a criação de 'Sá Marina'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um piano Fritz Dobbert usado por Wilson Simonal e datado de 1964 acaba de ser restaurado. Adquirido pelo artista no auge de sua carreira, o instrumento foi usado para a criação de "Sá Marina" e outras músicas que se consagraram em sua voz.

O cantor e compositor Wilson Simonal em 1994
O cantor e compositor Wilson Simonal em 1994 - Otávio Dias de Oliveria/Folhapress

O processo de restauração, que durou quatro meses, foi realizado e bancado pela própria Fritz Dobbert, que contratou uma equipe de artesãos para cuidar dos trabalhos de marcenaria, pintura, montagem, afinação e regulagem.

"O Fritz Dobbert acompanhou praticamente toda a vida do meu pai. Do auge da carreira, quando era aclamado como uma das maiores vozes da música brasileira, até os últimos e longos anos de ostracismo", conta o músico Wilson Simoninha.

O piano Fritz Dobbert usado por Simonal, produzido em 1964, durante o processo de montagem após passar por restauro - Divulgação

"Naquele período glorioso, no qual meu pai apresentava o ‘Show em Si... Monal’ e o ‘Vamos S’imbora’, ambos programas de auditório da TV Record dos anos 1960 e 1970, todos os principais artistas convidados iam ensaiar no estúdio que ele tinha em casa", segue.

A estreia do piano modelo 102 em sua forma restaurada ocorrerá durante um concerto com Orquestra Sinfônica Heliópolis, de São Paulo. Promovido pelo Instituto Baccarelli, o evento "Heliópolis e Simoninha convidam" será realizado no Teatro B32, na capital paulista, no dia 12 de março.

Essa foi a primeira vez que a empresa de instrumentos restaurou um de seus produtos. "O piano foi desmontado por completo e cada peça foi revisada para que a originalidade dele fosse preservada ao máximo", afirma o diretor da Fritz Dobbert, Célio Bottura.


LETRAS

O advogado criminalista Cristiano Maronna recebeu convidados como o desembargador José Lunardelli no lançamento do seu livro "Lei de Drogas Interpretada na Perspectiva da Liberdade". A diretora-executiva do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Marina Dias, e o advogado Bruno Salles prestigiaram o evento, que ocorreu na semana passada, na livraria Megafauna, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.