Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

CNJ e governo discutem protocolo conjunto para desativar manicômios judiciários

Ação busca cumprir a Lei Antimanicomial, de 2001

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Saúde se reuniram na semana passada para discutir a adoção de um protocolo que viabilize a desativação dos hospitais de custódia do país, conhecidos como manicômios judiciários. A ideia é que o órgão e a pasta atuem de forma conjunta para implementar a medida —e também para mitigar eventuais desconfianças em relação a ela.

A determinação pelo fim das unidades partiu do CNJ e busca cumprir a Lei Antimanicomial, de 2001, que prevê que pessoas com transtornos e doenças mentais que cometeram crimes sejam atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A desativação dos hospitais deve ocorrer até maio do ano que vem.

foto mostra porta com pequena abertura no meio, onde é possível ver o cabelo de uma pessoa que está de costas
Interior do Complexo Médico Penal do Paraná, em Pinhais - Haroldo Caetano - 17.out.2018/Ministério Público de Goiás

Como mostrou a Folha, quem apoia a medida afirma que ela admite internações para períodos determinados e justificados, além de cuidados psiquiátricos integrados à assistência social. Os críticos, por sua vez, dizem que o SUS não tem estrutura para absorver a demanda, e que a internação em unidades gerais colocaria em risco tanto quem cumpre a medida judicial quanto os demais pacientes.

Na reunião realizada entre o CNJ e a Saúde na semana passada, ficou definida a criação de um protocolo para a atuação conjunta do Judiciário e do Executivo, além da elaboração de um manual para definir como essas pessoas devem ser encaminhadas para o tratamento no sistema de saúde.

O documento estabelecerá, por exemplo, como o Judiciário deve supervisionar a saída dessas pessoas dos hospitais de custódia e como será acompanhada a medida de segurança junto à rede de saúde.

Dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais de dezembro de 2022 apontam que, das 832.295 pessoas presas no Brasil, 1.869 são internos em medida de segurança em hospitais de custódia.

A determinação para que essas unidades sejam desativadas opõe o CNJ a entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). Uma audiência pública na Câmara dos Deputados chegou a ser convocada para debater o tema e deve ser realizada na próxima quarta-feira (3), por iniciativa do deputado bolsonarista Alberto Fraga (PL-DF).

O CNJ defende que o encerramento desses locais atende à legislação em vigor há mais de 20 anos e segue o que foi decidido por um grupo de trabalho que reuniu diferentes atores, inclusive representantes da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Sustenta, ainda, que a resolução pela desativação não mudou as regras para internações psiquiátricas, e que magistrados seguirão pautados pela opinião de profissionais da saúde —cabe a eles recomendar ou não o seguimento da internação ou o atendimento em outro modelo, se necessário.


SET

Os atores Othon Bastos e Bete Mendes em cena do curta "Esta Noite Seremos Felizes"
Os atores Othon Bastos e Bete Mendes em cena do curta "Esta Noite Seremos Felizes" - Raúl Tamayo Estrada/Divulgação

Os atores Othon Bastos e Bete Mendes foram fotografados durante as gravações do curta-metragem "Esta Noite Seremos Felizes", do diretor Diego dos Anjos. Na história, eles interpretam um casal de idosos que se encontra em bailes da terceira idade. O filme celebra os 90 anos do ator Othon, que serão completados no próximo dia 23. Será a primeira vez que os dois atores contracenarão juntos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.