Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Entidades se unem ao Ministério Público de SP contra novo Plano Diretor

Aumento de engarrafamentos e descaracterização de regiões estão entre as preocupações apontadas por institutos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entidades como Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo (IAB-SP), o Instituto Zerocem, o Instituto Pólis e o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem) decidiram ingressar na ação civil do Ministério Público que pede que o projeto que revisa o Plano Diretor de São Paulo não seja votado até a realização de novas audiências públicas.

O grupo pediu para entrar como amicus curiae (amigo da corte) —ou seja, como parte interessada na causa. Também assinam o pedido os institutos Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Zerocem, Perifa Sustentável e Casa da Cidade.

Verticalização no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo; Plano Diretor facilitou o adensamento próximo ao transporte público - Eduardo Knapp - 20.jan.2022/ Folhapress

O relator do projeto na Câmara de São Paulo, o vereador Rodrigo Goulart (PSD), apresentou na última terça (23) um substitutivo à Comissão de Política Urbana. Inicialmente, a previsão era que o texto fosse votado dois dias depois, na quinta (25), mas a votação acabou marcada para esta quarta (31).

O novo projeto propõe que a prefeitura possa revisar o desenho de áreas onde é possível construir prédios mais altos e beneficia proprietários de imóveis tombados. Ao mesmo tempo, mantém a proposta da gestão municipal que pode aumentar o número de vagas de garagens no entorno de corredores de ônibus e de estações de metrô, que foi alvo de críticas.

As entidades argumentam que o texto substituto "abandona o caráter pontual previsto pela revisão em nome de transformações significativas no regramento urbanístico". Elas também chamam a atenção para um "iminente risco de desestabilizar as diretrizes estruturais do PDE [Plano Diretor Estatégico] e criar um cenário contestável em todos os seus objetivos".

O documento ainda argumenta que há "preocupações a serem consideradas em relação à especulação imobiliária, à descaracterização das regiões, ao aumento de engarrafamentos, impacto sobre a infraestrutura viária, entre outros possíveis impactos negativos".

Na ação do Ministério Público de São Paulo, os promotores sugerem que ao menos oito audiências sejam feitas, com início em 7 de julho e intervalo de 15 dias entre elas.

Nesta semana, a 10ª Vara de Fazenda Pública deu à Câmara Municipal e à Prefeitura de São Paulo 72 horas para se manifestar sobre o pedido de suspensão do projeto que revisa o Plano Diretor.


À MESA

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia participou de um almoço promovido pelo Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) no hotel Intercontinental, na capital paulista, na segunda-feira (29). Durante o encontro, a magistrada falou aos presentes sobre o tema "A dignidade da pessoa humana e o STF". Os advogados Dora Cavalcanti e José Luis Oliveira Lima estiveram lá. O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.