Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu indígenas

Governo Lula reservará cota de 2% para transexuais em concurso público

Em seleção para auditores fiscais do trabalho, 2% das vagas serão destinadas a esse público, e outros 2% para indígenas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Lula vai reservar cotas para indígenas e transexuais no próximo concurso que fará para selecionar 900 auditores fiscais do trabalho no país.

0
Bandeira do movimento T (transexuais e travestis) com as cores azul, branco e rosa exibida durante a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo - Diego Padgurschi/Folhapress

PORTA  

De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, 2% do total de vagas serão destinadas aos indígenas. E outros 2%, para pessoas trans.

PORTA 2 

Hoje, a lei só exige 5% de cotas para pessoas com deficiência (PcD), e 20% para negros.

PORTA 3 

Nestes dois casos, o ministério também vai inovar: o percentual de vagas reservadas para PcDs será de 6%. Já as reservas para negros vão saltar para 45%.

PISO 

O salário inicial dos auditores será de R$ 21 mil. Eles serão contratados para fiscalizar a existência de irregularidades como trabalho escravo, utilização de mão de obra infantil e violações às normas de segurança no trabalho.

TUDO PARADO

O governo não realiza concurso público na área desde 2013, quando vagas foram abertas pelo governo de Dilma Rousseff (PT). Ela sofreu impeachment em 2016.

DESMONTE 

"Houve um desmonte do estado no governo golpista [de Michel Temer, que substituiu Dilma] e no governo das trevas [referindo-se a Jair Bolsonaro]. Estamos reconstruindo as políticas públicas", diz Marinho.

SALTO

Segundo o ministério, o país tem hoje 1.933 auditores fiscais do trabalho. Com o concurso, o número chegará a cerca de 3.000.


MEMÓRIA

A diretora teatral e tradutora Marina Nogaeva Tenório prestigiou a sessão solene em homenagem ao pai, o ex-vereador e líder sindical Luiz Tenório de Lima, o Tenorinho, na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou o centenário de nascimento dele, ocorreu na semana passada. A iniciativa do tributo foi do vereador Toninho Vespoli (PSOL). O advogado e professor da USP Pierpaolo Bottini compareceu ao evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.