Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Voto de Alexandre de Moraes deve ser decisivo para selar destino de Lira no STF

Corte decide se o presidente da Câmara dos Deputados será transformado em réu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deve ser decisivo para selar o destino de Arthur Lira (PP-AL) na Justiça.

A Primeira Turma do STF decide nesta terça-feira (6) se o presidente da Câmara dos Deputados será transformado em réu e terá que responder a processo por corrupção.

Arthur Lira (PP-AL) durante sessão de votação na Câmara dos Deputados - Pablo Valadares - 24.mai.23/Câmara dos Deputados

Aliados de Lira, e mesmo seus adversários, preveem que dois magistrados, André Mendonça e Dias Toffoli, devem seguir o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pede o trancamento da ação.

A PGR, que inicialmente defendeu a acusação contra Lira, mudou o entendimento e agora afirma que a acusação não pode seguir adiante por se basear apenas na palavra de um delator.

Os votos dos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux são computados como contrários a Lira, tanto por aliados quanto por adversários do deputado.

Caberia a Alexandre de Moraes, portanto, o voto de desempate.

Lira é acusado de corrupção após um ex-assessor ter sido flagrado transportando R$ 106,4 mil em dinheiro vivo. O presidente da Câmara sempre negou as acusações e tem dito que não há provas que o liguem ao dinheiro vivo.

O caso ocorreu em fevereiro de 2012, quando o então assessor parlamentar Jaymerson Gomes de Amorim tentou embarcar em um voo no Aeroporto de Congonhas transportando a quantia nas roupas e junto ao corpo.

A passagem aérea tinha sido comprada com o cartão de crédito de Lira e, de acordo com a investigação, os dois trocaram mensagens e telefonemas no dia do episódio.

A Procuradoria-Geral concluiu que o dinheiro transportado pelo assessor consistia em um pagamento feito a Lira por Francisco Colombo, então presidente da estatal CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), para se manter no cargo.

À época, a companhia integrava a hierarquia do Ministério das Cidades, comandado pelo PP no governo Dilma Rousseff (PT).

A denúncia contra Lira já foi aceita pelos ministros do STF, mas a defesa apresentou um recurso contra a medida chamado de embargos declaratórios. Houve maioria em 2020 para a rejeição desses embargos, mas Toffoli fez o pedido de vistas antes do encerramento formal dessa fase.

Na denúncia, a então procuradora-geral da República Raquel Dodge pediu a condenação de Lira por corrupção passiva, delito com pena prevista de até 12 anos de prisão. A peça também incluía o crime de lavagem de dinheiro, mas os ministros já rejeitaram esse enquadramento.

Em abril passado, porém, a PGR (Procuradoria-Geral da República) voltou atrás e pediu ao STF a rejeição da denúncia que ela mesma havia apresentado contra o presidente da Câmara.

A vice-procuradora geral da República Lindôra Araújo pediu a retirada da denúncia citando a ausência de justa causa, com ressalva em hipótese de surgimento de novas provas.

Lindôra citou como argumento a nova legislação do pacote anticrime, sancionada em 2019, e o novo entendimento do STF sobre a insuficiência, para sustentar a abertura de ação penal, de depoimentos de delatores os quais não estejam acompanhados de elementos de comprovação.

A manifestação foi em resposta a um pedido feito pela defesa de Lira no processo. O caso está sob relatoria do ministro André Mendonça.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.