Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidades defendem Silvio Almeida e cobram Lula em meio a pressão do centrão

Centrão aumenta pressão por cargos no governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entidades do movimento negro brasileiro elaboraram uma nota em apoio ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, diante da pressão do centrão por cargos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O grupo liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer que a gestão petista faça uma reforma ministerial mais ampla e mira postos no alto escalão.

O ministro Silvio Almeida - Pedro Ladeira - 8.dez.22/Folhapress

O manifesto diz que compreende "a necessidade da constituição de uma sólida base parlamentar para que o governo se desenvolva", mas espera que a representatividade de minorias sociais seja respeitada.

O documento é assinado pela Convergência Negra, uma articulação que reúne entidades do movimento negro brasileiro como a Coordenação Nacional de Entidades Negras e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

O texto afirma também que Silvio de Almeida tem feito uma gestão em defesa da população negra e que o ministro tem "enfrentado com competência, habilidade e inteligência a direita nazifascista que se caracteriza pelos ataques aos direitos humanos".

"A população negra foi uma das principais bases de apoio na eleição do presidente Lula e [foi] também o principal segmento de apoio na luta contra o fascismo e a extrema direita, por isso não pode ter sua representatividade ameaçada no governo", aponta ainda.

Outros ministérios já foram alvo de interesse do centrão, como o do Esporte, comandado por Ana Moser, da Saúde, por Nísia Trindade, e de Ciência e Tecnologia, por Luciana Santos. No Turismo, Daniela Carneiro foi substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA).


PALCO

A cineasta Julie Taymor, que assina a direção do musical da Broadway "O Rei Leão", e o ator Tiago Barbosa, que já interpretou o personagem Simba na adaptação do filme da Disney para o teatro, prestigiaram a reestreia do espetáculo no Teatro Renault, em São Paulo, na noite de quarta (19). O chef Erick Jacquin e a apresentadora Luciana Gimenez também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.