Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Daniela Teixeira faz oração com membros do Prerrogativas para celebrar indicação ao STJ

Ela era a única mulher na lista de três nomes da advocacia escolhidos por ministros da corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A advogada Daniela Teixeira, indicada pelo presidente Lula (PT) nesta terça-feira (29) para a vaga de ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça), recebeu convidados em sua casa, em Brasília, para celebrar a sua indicação à corte.

Estavam presentes membros do grupo Prerrogativas, composto por advogados, juristas e defensores públicos, do qual ela faz parte. O coletivo apoiou e fez campanha em defesa de sua candidatura.

A advogada Daniela Teixeira
A advogada Daniela Teixeira - Mathilde Missioneiro - 6.mar.2023/Folhapress

A advogada, de mãos dadas com alguns colegas, fez a oração do Pai Nosso, em voz alta, para comemorar a ocasião.

O Prerrogativas tem um grupo de oração que, há dois anos, se reúne todos os dias, virtualmente. Há pessoas de diversas religiões. A iniciativa teve início com o envio de orações para o filho do advogado Michel Saliba, que se envolveu em um acidente.

Desde então, o rito virou uma tradição entre alguns membros do grupo.

Em um vídeo, a advogada Alessandra Camarano lidera a reza. "Gente, boa noite. Hoje foi meu dia de fazer essa condução de orações, [é um] privilégio grande estar aqui com a Dani. Então, acho que hoje é dia de agradecermos", diz.

"Tem uma turma do Prerrogativas aqui na casa dela, segurando as mãos, então nós vamos fazer o nosso Pai Nosso coletivo, que a gente sempre faz. E essa será nossa oração de hoje, em agradecimento a tudo que nós temos recebido neste grupo desde que ele foi criado", afirma ela.

Em seguida, os presentes começam a rezar. Entre os membros que participam da oração estão os advogados Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Silvia Souza, Gabriela Guimarães Peixoto, Vicente Cândido e Michel Saliba.

Daniela Teixeira ainda deverá passar por sabatina e aprovação do Senado antes de tomar a posse como ministra da corte. O grupo jurídico diz que, com a indicação, foi dado "mais um passo para um sistema de Justiça mais inclusivo e diverso".

Teixeira era a única mulher na lista composta por três nomes da advocacia, escolhidos pelos ministros do STJ, enviada a Lula. Se ela for aprovada pelo Senado, sete de um total de 33 ministros serão mulheres.

A advogada tem 51 anos, é natural de Brasília, formada em direito pela UnB (Universidade de Brasília) e com mestrado em direito penal pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.