Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Grupo Prerrogativas celebra indicação de Daniela Teixeira para STJ

Para coletivo de advogados, escolha da única mulher da lista é passo para Justiça mais inclusiva e diversa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Prerrogativas, composto por advogados, juristas e defensores públicos, comemorou a indicação da advogada Daniela Teixeira para a vaga de ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça). O presidente Lula (PT) assinou a nomeação nesta terça-feira (29).

Ela, que é integrante do Prerrogativas, ainda deverá passar por sabatina e aprovação do Senado antes de tomar a posse como ministra da corte. O grupo jurídico diz que, com a indicação, "damos mais um passo para um sistema de Justiça mais inclusivo e diverso".

A advogada Daniela Teixeira (de camisa estampada rosa), que foi indicada ao STJ por Lula, ao lado dos colegas advogados do grupo Prerrogativas, Gabriela Araujo e Marco Aurélio de Carvalho (à dir.) e do deputado estadual paulista Emidio de Souza (PT)
A advogada Daniela Teixeira (de camisa estampada com flores), que foi indicada ao STJ por Lula, ao lado dos colegas advogados do grupo Prerrogativas, Gabriela Araujo e Marco Aurélio de Carvalho (à dir.) e do deputado estadual paulista Emidio de Souza (PT) - Arquivo Pessoal

A corte terá um total de 33 ministros. Se Daniela for aprovada pelo Senado, sete deles serão mulheres. "Daniela será, seguramente, uma grande ministra. Aliará competência técnica e sensibilidade social", segue o grupo jurídico, em nota.

"Lula merece nosso reconhecimento e o nosso aplauso", completa o Prerrogativas

Teixeira era a única mulher na lista de três nomes da advocacia escolhidos pelos ministros do STJ para que Lula fizesse a indicação para ocupar uma das vagas na corte.

Ela tem 51 anos, é natural de Brasília, formada em direito pela UnB (Universidade de Brasília) e com mestrado em direito penal pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

Teve uma carreira atuante na OAB. Foi conselheira federal por duas vezes e vice-presidente da entidade no Distrito Federal.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.