Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lula pede nomes de mulheres para o STF, mas aliados não acreditam em indicação

Apesar da pressão, disputa se afunilou em torno de dois homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) pediu a aliados e auxiliares nomes de mulheres que poderiam ser indicadas para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

Presidente Lula (PT) cogita desmembrar Ministério do Desenvolvimento Social para contemplar centrão
Presidente Lula (PT) cogita desmembrar Ministério do Desenvolvimento Social para contemplar centrão - Evaristo Sá/AFP

CALMA LÁ 

Há uma desconfiança generalizada, no entanto, de que o petista fez o movimento para poder dizer que se esforçou para encontrar uma boa candidata ao lugar da presidente da corte, Rosa Weber, mas não teve sucesso.

CORRIDA 

A ministra se aposenta em outubro deste ano. Juristas, advogados, movimentos sociais, estudantes e diversas entidades da sociedade civil já se mobilizaram para defender que uma mulher assuma a sua vaga. Em mais de cem anos de história, apenas três mulheres foram nomeadas para o STF.

CORRIDA 2 

Por parte dos movimentos sociais, a pressão é forte para que a escolhida seja uma mulher negra. Mas a disputa se afunilou em torno de dois homens: o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas.

POR PERTO 

Lula, como revelou a coluna em junho deste ano, quer nomear alguém com quem tenha proximidade suficiente para dialogar com naturalidade, e sem intermediários.

POR PERTO 2 

Assim como Jair Bolsonaro (PL) afirmava que indicaria ao Supremo alguém que tomasse cerveja ou tubaína com ele, referindo-se a uma aproximação mínima, interlocutores de Lula dizem que o petista não quer indicar alguém para quem não possa ao menos telefonar, se necessário.

SOZINHA 

Sem Weber, porém, apenas uma mulher integrará a Corte: Cármen Lúcia, indicada pelo próprio Lula em 2006, quando exercia seu primeiro mandato de presidente.


TUBARÃO

A atriz Marina Ruy Barbosa posa para a revista Marie Claire
A atriz Marina Ruy Barbosa posa para a revista Marie Claire - Bohdan Bohdanov (MKS Milano)/Divulgação

A atriz Marina Ruy Barbosa será a capa da edição de setembro da revista Marie Claire. Em entrevista à publicação, a vilã da novela das sete "Fuzuê" (Globo) falou sobre moda, seu lado empresária e sua relação com a imprensa. "Quando vou para eventos, me sinto num aquário de tubarões. Porque tudo que eu falar ali [para a mídia], pode ser usado contra mim", diz.

Marina completa que foi aprendendo a lidar melhor com a situação com o passar do tempo. "Comecei a me permitir no sentido de ‘dane-se o que os outros vão falar’. O que importa é buscar a minha felicidade, agradando [o outro] ou não." A revista chega às bancas na próxima sexta (1º).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.