Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça determina que governo Tarcísio suspenda distribuição de material com erros

Decisão atende a uma ação da deputada estadual Professora Bebel (PT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 9ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Secretaria de Educação de São Paulo suspenda o uso de slides distribuídos a escolas, como parte do material didático, e que contêm uma série de erros históricos e factuais.

A decisão desta segunda-feira (4) atende a uma ação popular protocolada pela deputada estadual paulista Professora Bebel (PT).

Feito para ser usado de forma digital, material didático precisa ser impresso pelas escolas para ser usado
Feito para ser usado de forma digital, material didático precisa ser impresso pelas escolas para ser usado - Reprodução

As aulas digitais, que foram disponibilizadas para os professores em abril deste ano, traziam informações como a de que a Lei Áurea, de 1888, foi assinada por dom Pedro 2º, não pela princesa Isabel, e que a capital paulista tem praia. Os erros encontrados no material foram revelados pelo UOL.

À Justiça, Bebel destacou que o material com erros poderia ser aplicado a mais de 5.300 escolas do estado de São Paulo.

"Da leitura dos documentos, é possível constatar que no material digital existem erros de conteúdo, que merecem ser corrigidos pelo órgão responsável, sob pena de comprometer a qualidade da educação no Estado e prejudicar o processo de aprendizado dos alunos", concluiu a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti.

"A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e deve ser ministrada com garantia de padrão de qualidade, com uma base nacional comum, sem prejuízo de eventual complemento em conformidade com as características regionais", afirmou ainda a magistrada.

A magistrada também definiu que os materiais elaborados pela pasta, que é comandada por Renato Feder, siga os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). E deu o prazo de 48 horas para o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) acate a determinação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Na semana passada, o governo paulista anunciou que afastou do cargo os professores que seriam responsáveis pela elaboração do material. A Secretaria de Educação, no entanto, não disse quantos docentes foram penalizados pelos erros.

Conforme mostrou a Folha, Feder apostou na produção de um material didático próprio e digital e abriu mão de receber os livros didáticos da União. Diante de forte repercussão negativa, porém, o governo recuou.

No entanto, o material digital da secretaria continua sendo enviado às escolas. Os professores têm recebido a orientação de que são obrigados a usá-lo em sala de aula, transmitindo o conteúdo por uma televisão.


RITMO

A cantora e ex-BBB Juliette foi uma das convidadas da área VIP, do festival The Town, realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no final de semana. A atriz Vitória Strada esteve lá. Os tiktokers Alvaro e Lucas Guedez também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.