Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSOL acusa base de Nunes de correr com lei de zoneamento em SP e quer audiências; vereador rebate

Silvia Ferraro, da Bancada Feminista, pede que seja realizada ao menos uma audiência por subprefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador paulistano Rubinho Nunes (União Brasil) diz que a oposição "tenta obstruir o trâmite" da revisão da lei de zoneamento da cidade de São Paulo ao pedir ao menos 32 audiências públicas —uma para cada subprefeitura da capital— antes da votação do projeto.

O projeto de lei (PL) avançou na Câmara Municipal de SP na segunda (16), ao receber parecer pela legalidade de seu texto na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ).

O vereador Rubinho Nunes
O vereador Rubinho Nunes - Bruno Wilker/Divulgação

Agora, o texto passará pela Comissão de Política Urbana, presidida por Rubinho, para que sejam definidos os calendários das audiências. É o zoneamento que coloca em prática, quadra a quadra, as orientações do Plano Diretor Estratégico (PDE) para o crescimento da cidade.

A covereadora Silvia Ferraro (PSOL), do mandato coletivo Bancada Feminista, acusa a base do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na Casa de correr com a tramitação da proposta. Na semana passada, a reunião da CCJ havia sido antecipada, mas o PSOL pediu vista.

Após o parecer favorável, a parlamentar apresentou um requerimento à Comissão de Política Urbana para realização de, no mínimo, uma audiência pública por subprefeitura para discutir a revisão da lei.

O vereador Rubinho diz que apresentará o cronograma na quarta (18), mas que não irá acatar o pedido da psolista. "Quem demanda uma audiência por sub [prefeitura] não conhece do regimento, tampouco do debate. Está apenas tentando obstruir o trâmite e falar para a plateia", afirma ele à coluna.

O parlamentar diz que a previsão é que a Casa realize aproximadamente 20 audiências, que devem começar no próximo dia 26. A votação do projeto, segue, ficará para dezembro.

Assim como a revisão do PDE gerou intenso debate neste ano, a votação da lei de zoneamento deve ser palco de novos embates.

O aumento das Zonas de Eixo de Estruturação de Transformação Urbana (EETU) é um dos pontos centrais da revisão de agora —e foi um dos mais debatido no Plano Diretor.

Dentro dessas áreas há incentivos para que as construções sejam maiores em relação a outras zonas, além de não existir limite específico de altura para prédios.

O Plano Diretor aumentou de 600 para 700 metros os raios das zonas de eixo no entorno de estações de metrô e trens. Nos corredores de ônibus, o tamanho da faixa considerada EETU subiu de 300 para 400 metros. Espera-se que a revisão do zoneamento aponte em quais quadras as novas regras serão válidas.

O texto enviado à Câmara pelo Executivo cria algumas restrições para a expansão dessas zonas de eixo.


À FRANCESA

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a presidente do Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo, o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski se reuniram durante o primeiro Fórum Internacional Esfera, realizado pelo grupo Esfera Brasil em Paris, na França, no final de semana. O ministro do Supremo Gilmar Mendes esteve lá junto com Benjamin, seu neto de dez meses de idade. O empresário Abilio Diniz e o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy marcaram presença.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.