Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Tapa na cara do Estado', diz Eduardo Paes sobre ônibus queimados no Rio

Dezenas de veículos foram alvo de ação após morte de miliciano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou à coluna que a reação do crime organizado à morte de um dos chefes da milícia do estado mostra um "descontrole total" na segurança.

Ele define a ação dos milicianos, que queimaram ao menos 35 ônibus, como um "tapa na cara do Estado".

0
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, durante inauguração de unidade oftalmológica da prefeitura da capital - Eduardo Anizelli - 6.fev.2023/Folhapress

Mais cedo, o prefeito afirmou nas redes sociais que o grande prejudicado da retaliação miliciana é "o povo trabalhador" e fez um apelo por uma resposta "muito firme" por parte das forças policiais.

"Quando o sujeito além de bandido é burro. Milicianos na zona oeste queimam ônibus públicos pagos com dinheiro do povo para protestar contra operação policial", escreveu o prefeito carioca.

"Para piorar, tivemos que interromper serviços de transporte na zona oeste para que não queimem mais ônibus. Ou seja, únicos prejudicados: moradores das áreas que eles dizem proteger", disse.

O prefeito ainda citou nominalmente o Governo do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça ao pedir uma reposta para que esse tipo de ocorrência não mais se repita.

Bombeiro com mangueira joga água em carcaça de ônibus queimada e ainda com chamas
Bombeiros tentam conter fogo de um dos ônibus incendiados em frente à estação do BRT Cosmos, na zona oeste do Rio de Janeiro - Emerson Magalhães/Folhapress

Como mostrou a Folha, as dezenas de ônibus foram incendiadas no Rio após a morte de Matheus da Silva Rezende, o Faustão. Apontado pelas autoridades como uma das lideranças da maior milícia do Rio, ele foi morto na tarde desta segunda-feira (23) em uma ação da Polícia Civil na comunidade Três Pontes, na zona oeste da cidade.

Segundo denúncias à Justiça, Faustão é a segunda liderança da maior milícia do Rio, que tem como chefe seu tio, Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.

Em setembro, Faustão foi denunciado por ser um dos atiradores que mataram a tiros o ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho. O ex-político é acusado de fundar, nos anos 2000, a chamada Liga da Justiça, que originou a atual milícia comandada por Zinho, ainda segundo a Promotoria.

A advogada de Faustão, Leonella Vieria, afirmou que estava apurando as informações sobre a morte do cliente e que não iria se manifestar, neste momento, sobre as acusações do Ministério Público do Rio de Janeiro.


TELONA

A atriz Alessandra Negrini participou da cerimônia de abertura da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, na semana passada. A cineasta e presidente da Spcine, Viviane Ferreira, esteve lá. A diretora Laís Bodanzky também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.